Alunos de Fisioterapia realizam ação do Setembro Amarelo em Cabedelo
04/10/2018 11:10 am

Alunos de Fisioterapia realizam ação do Setembro Amarelo em Cabedelo

Estudantes do 7º período do curso de Fisioterapia do Unipê realizaram ações voltadas ao Setembro Amarelo em Cabedelo. No município localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, eles aderiram à campanha alusiva à prevenção do suicídio. A ação ocorreu por meio do Estágio Supervisionado I que ocorre na cidade por meio de uma parceria com o Unipê.

Os estudantes do Unipê conscientizaram o público sobre a necessidade de cuidarem da mente e sobre a importância da prevenção ao suicídio. Pessoas de vários bairros do município, de crianças a idosos, foram atendidas. As ações foram direcionadas aos pacientes das Unidades de Saúde da Família Renascer II, Renascer III/III, Recanto do Poço, Oceania e Monte Castelo. Também foram beneficiadas pessoas que frequentam o Serviço de Convivência Reviver e o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo – IPSEMC.

A estudante Beatriz da Silva Nascimento considerou as ações enriquecedoras nos âmbitos pessoal e profissional. Beatriz contou que ela e seus colegas refletiram bastante sobre como abordar a temática para as crianças da região. De acordo com a aluna, as dinâmicas e reflexões que a turma do Estágio Supervisionado I aplicadas em mensagens foram compreendidas pelos pacientes. “Isso nos tranquilizou”, relatou a aluna.

“Trabalhamos sobre o tema também na unidade de saúde local. Para mim, foi muito importante executar essas ações, pois vi uma realidade bastante diferente da qual eu vivo, além de como as pessoas precisam conhecer sobre o tema. Trabalhar com as crianças, principalmente, me fez refletir sobre a importância da educação e ensinamento de temas como este desde cedo”, refletiu Beatriz.

Acompanhamento e orientações de professores

Os estudantes foram orientados pelos professores Ana Ruth Sousa, Rafaela Gerbasi Nóbrega, Juliana Santos, Leonildo Junior e Rachel Fonseca. Segundo Rafaela Gerbasi, o suicídio é considerado um problema de saúde pública que abrange a sociedade em geral. As abordagens no assunto, informou a docente, ainda enfrentam dificuldades, seja na identificação dos sintomas, seja na oferta de tratamento e ajuda.

“Foi buscando ampliar essa discussão que os alunos do Estágio Supervisionado I do curso de Fisioterapia desenvolveram ações educativas em vários cenários de práticas”, disse Rafaela, que é também supervisora do Estágio.

O assunto, salientou a professora, foi tratado de forma interdisciplinar e lúdica com públicos distintos: profissionais das equipes de saúde, idosos, crianças e demais usuários. “Foi uma ação de extrema importância que reforça a integração do processo de formação com o contexto social e suas necessidades”, considerou.

Estágio Institucional do Unipê

Giselly Lima, que é a coordenadora de Estágio Institucional do Unipê, lembrou que a oportunidade de prestação de serviços para a população é feita justamente por meio da parceria institucional com os municípios e o estado.

“O convênio com o município de Cabedelo se constitui como uma importante parceria na concretização de práticas na área da Saúde. Ações como esta proporcionam a vivência dia a dia na realidade das Unidades de Saúde da Família, além de criar vínculo com a comunidade, contribuindo para a integralidade do cuidado”, declarou.

Vestibular Unipê

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular e os cursos disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, tecnologia, humanas e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal unipe.edu.br.

Confira também os financiamentos, bolsas e descontos ofertados pela Instituição em unipe.br/financiamentos. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.