Política de Pesquisa

A pesquisa, num Centro Universitário, faz parte do processo de ensino /aprendizagem objetivando a qualidade do ensino para uma melhor formação do aluno, sendo também parte do processo permanente de formação e capacitação docente. A pesquisa em se objetiva criar conhecimento em resposta a problemas humanos e sociais.

As atividades de pesquisa se acostarão aos indicadores de qualidade do Unipê e do MEC.

A partir do segundo semestre de 2012 foram redesenhadas as áreas de concentração e reformuladas as linhas de pesquisa com a finalidade de concentrar os incentivos institucionais em áreas de conhecimento consideradas prioritárias. Projetos de pesquisa não alinhados com as áreas consideradas prioritárias poderão ser acolhidos institucionalmente desde que sejam auto-sustentáveis.

Foram escolhidas apenas duas áreas de concentração para a pesquisa em que serão focados todos os esforços e investimentos institucionais com a finalidade de transformar o Unipê num centro de referência em determinadas áreas do saber.

O Unipê passará a apoiar projetos interdisciplinares em que participem varias cursos tanto da mesma área como das diversas áreas do conhecimento. Os projetos serão sustentados em parte com recursos institucionais e em parte com recursos provenientes de convênios e parcerias com empresas e organizações governamentais e não governamentais

A escolha das áreas de concentração, assim como das respectivas linhas a serem desenvolvidas, contou com a participação das Comissões de Pesquisa dos cursos e levou em consideração o percurso anterior em pesquisa e a capacidade institucional em termos de qualificação e experiência docente, clínicas, laboratórios, biblioteca e outros recursos e instalações.

Os alunos continuarão a participar dos projetos de pesquisa enquanto alunos de iniciação científica com o mesmo tipo de seleção, as mesmas diretrizes já aprovadas anteriormente pelo CONSEPE e obedecendo às normativas da direção do Unipê.