Manual do Aluno - Matrículas, Renovações, Trancamentos, Cancelamentos, Transferências e Mudanças de Curso ou Turno

Matrícula – A matrícula é realizada respeitando os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico devendo ser renovada a cada novo semestre letivo.

Renovação – A renovação da matrícula é realizada on-line no portal UNIPÊ.

Trancamento – É concedido o trancamento de matrícula, para o aluno que necessite interromper, temporariamente, os estudos, mantendo sua vinculação ao UNIPÊ, como também o direito à renovação da matrícula no semestre letivo seguinte.

OBS: O trancamento de matrícula é concedido até a data limite estabelecida no calendário acadêmico para o semestre letivo. Não pode ser superior a quatro semestres letivos, consecutivos ou não, incluindo aquele em que o direito foi concedido, nem poderá ocorrer nos cursos para os quais não estejam sendo ofertadas vagas de Vestibular.

Para requerer o trancamento de matrícula o aluno deve estar atento para o prazo limite, que constará no Calendário Acadêmico e estar quite com a Instituição, no ato do requerimento. Ao retornar, o aluno deve se enquadrar na Matriz Curricular vigente no respectivo curso.

a)        mudança de domicílio permanente, configurada após a realização da matricula do aluno;

b)        doença grave, atestada através de atestado médico constando o CID da doença;

Cancelamento – O cancelamento da matrícula é a desvinculação definitiva do aluno com o curso. Pode ser solicitado à SEGEN, no decorrer do semestre letivo, não obedecendo a prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. Para solicitá-lo, é necessário que o aluno esteja em dia com as mensalidades.

Matrícula Fora do Prazo – A matrícula fora do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico é uma concessão que só poderá ser autorizada pela Reitoria da Instituição.

Matrícula no(s) Componente(s) Curricular (es) em dependência – São consideradas como dependência, todas as unidades curriculares que o aluno ainda não concluiu com aprovação, independentemente do motivo que ensejou a não integralização curricular (reprovação por insuficiência acadêmica, reprovação por faltas, não- integralização por incompatibilidade de horários, ausência de matrícula por incompatibilidade de horários, entre outros.

A promoção de um aluno regularmente matriculado, de um período letivo para o período seguinte, poderá ocorrer seguindo as regras a Resolução nº 16/CONSEPE de 01 de Setembro de 2016. Ver no item: Resoluções

TRANSFERÊNCIAS

Transferência Interna: Conforme a Resolução CONSEPE nº 02/2014, a transferência interna é permitida para curso, habilitação ou turno e está condicionada a existência de vagas, a nota obtida no processo seletivo do vestibular. Esta nota deverá ser superior ao ponto de corte em vigência para o curso solicitado. O aluno deve estar atento ao período determinado no calendário acadêmico para solicitação junto a SEGEN.

• O pedido de trancamento de matrícula do aluno em seu primeiro semestre no UNIPÊ, somente será concedido por algum dos seguintes motivos, com a devida comprovação:
    a) mudança de domicílio permanente, configurada após a realização da matricula do aluno;
    b) doença grave, atestada através de atestado médico constando o CID da doença;

OBS: Esta transferência interna exclui o curso de Medicina.

Transferência Externa: A Transferência Externa trata-se da saída acadêmica do aluno do UNIPÊ, para a continuação de seus estudos em outra instituição. O processo de transferência de matrícula de alunos atende às exigências da Portaria Ministerial n° 230, de 09 de março de 2007. A Guia de Transferência será enviada após a autorização, por escrito, do aluno ou do seu representante legal.

MUDANÇAS DE CURSO, HABILITAÇÃO OU TURNO

A solicitação de mudança de curso de graduação, habilitação ou turno é permitida ao aluno regularmente matriculado, condicionada à disponibilidade de vagas, em atendimento ao Art. 31, §2º, do Regimento Geral do UNIPÊ.

No caso de solicitação de mudança de curso, deve-se considerar a nota obtida no processo seletivo vestibular. Esta nota deverá ser superior ao ponto de corte em vigência para o curso solicitado.

Mais Informações:

Secretaria Geral de Ensino – SEGEN