Manual do Aluno - Atividades de Monitoria, Pesquisa, Extensão e Iniciação Científica

– Atividade de Monitoria

É uma experiência, oferecida ao aluno, regularmente matriculado no curso de graduação, compreendendo atribuições auxiliares relativas à atividade acadêmica, sob a supervisão de um professor.

1. Despertar no aluno, o interesse pela docência.
  2. Promover a cooperação entre os corpos docente e discente, visando à qualidade do ensino.

Modalidades

O exercício da monitoria é voluntário, podendo o monitor receber incentivo de atividades estudantis conforme prerrogativa institucional.

Como funciona?

O Programa de Monitoria está regulamentado pela RESOLUÇÃO CONSEPE 56/2016 e, condicionada a publicação, pela Pro Reitoria Acadêmica – PROAC, de Edital de Processo Seletivo.

Tempo de dedicação

O discente deve ter disponibilidade de, no mínimo 06 horas semanais para dedicar-se ao exercício da Monitoria;

Período de exercício

A atividade de monitoria será desenvolvida, no máximo por dois semestres letivos consecutivos, em uma mesma unidade curricular, mediante solicitação de recondução do professor conforme estabelecido na resolução.

Certificado

No final do exercício da monitoria, o estudante, fará jus a um certificado, emitido pela Pró-Reitoria  Academica  – PROAC.

Mais Informações: Assessoria Acadêmica – ASAC

Horário de atendimento: 08h às 17h

Telefone: (83) 2106-9224/9272

Email: asac@unipe.br

–  Atividade de Extensão

A Extensão é um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável na relação transformadora de via dupla entre universidade e sociedade (Plano Nacional de Extensão, 2011-2020 – FORPROEX). O aluno que quiser se inserir em atividades de extensão, precisa:

• Estar ciente que esta atividade é exercida por discentes regularmente matriculados, sob a orientação de um docente;
  • Estar cursando o 2º (segundo) período letivo do curso, qualificando-se para o perfil de extensionista voluntário ou com incentivo (quando houver), com disponibilidade semanal de, no mínimo, 12 (doze) horas, sendo considerado este período para computação do limite máximo de atividades de pesquisa e extensão; ou
  • Estar cursando o 1º (primeiro) período letivo do curso, qualificando-se para o perfil de extensionista observador, com disponibilidade semanal de, no mínimo, 6 (seis) horas, não sendo considerando este período para computação do limite máximo de atividades de pesquisa e extensão;
  • Caso esteja exercendo qualquer atividade remunerada, mesmo que sem vínculo empregatício, mas possua a disponibilidade de 12 (doze) horas semanais poderá participar dos projetos de extensão desde que haja anuência do coordenador do projeto;
  • Não acumular participação em 2 (dois) ou mais projetos de pesquisa ou extensão no mesmo período letivo;
  • Não acumular mais de 1 (um) incentivo de monitoria e/ou de pesquisa e extensão simultaneamente;
  • Não ultrapassar período máximo de 2 (dois) semestres, consecutivos, ou não, em projetos de pesquisa e extensão.
  • Demais requisitos serão definidos em edital específico pelo coordenador do projeto.

– Atividade de Iniciação Científica / Pesquisa

A Iniciação Científica visa, despertar a vocação de talentos potenciais entre os estudantes para pesquisas no que tange tecnologia e inovação, contribuindo assim, para formação integral do discente. A Pesquisa, por sua vez, colabora com o desenvolvimento sustentável regional e local dialogando com a realidade das políticas públicas, tendo como objetivo final, a inserção do discente no mercado de trabalho. O aluno que quiser se inserir em atividades de pesquisa, precisa:

• Estar cursando, pelo menos, o 2° (segundo) período letivo do curso;
  • Ter disponibilidade de, no mínimo, 12 (doze) horas semanais para dedicar-se ao projeto;
  • Caso esteja exercendo qualquer atividade remunerada, mesmo que sem vínculo empregatício, mas possua a disponibilidade de 12 (doze) horas semanais poderá participar dos projetos de pesquisa desde que haja anuência do coordenador do projeto;

O Unipê conta com uma assessoria específica para questões de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento – ASPED, que funciona em horário comercial de segunda a sexta – feira, no bloco da reitoria, sala 403, telefone: 2106-9337, ramal 9337.