• Horário de funcionamento
    Segunda à sexta, das 8h às 17h
  • Marcação de Consultas
    (83) 2106 9216 (Unidade de Fonoterapia)
    (83) 2106 9243 (Unidade de Audiologia)

FONOAUDIOLOGIA

O que é?

Com mais de 2.000 procedimentos por ano, a Clínica-Escola de Fonoaudiologia recebe, semestralmente, crianças, adolescentes, adultos e idosos, que possuem alguma dificuldade na comunicação. Aqui, também, são realizados os mais modernos exames para identificar as alterações da audição e do equilíbrio, entre eles: o EOA (Emissões Otoacústicas), o Teste da Orelhinha (para detectar se o bebê nasceu com perda auditiva), o Vectoeletronistagmografia – Teste do labirinto (para saber se a pessoa tem labirintite e o grau), Audiometria, Imitanciometria e Avaliação Audiológica.

Como serve aos alunos?

Na Clínica-Escola de Fonoaudiologia, os alunos do curso têm a oportunidade de estagiar em áreas específicas, como: Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Audiologia. Aqui, os estudantes acompanham crianças, adolescentes e adultos com as mais variadas queixas, e idosos com alterações causadas pelo processo de envelhecimento ou com sequelas neurológicas, a partir o 5º período do curso.
Essa experiência prepara os alunos para os futuros desafios da profissão: tratar pessoas com sequelas na comunicação das mais diversas alterações neurológicas (Mal de Alzheimer, Doença de Parkison, Síndrome de Down, etc) e traumatismos crânio encefálico, crianças com deficiência auditiva, com atraso na fala ou desvios fonéticos e fonológicos, alterações na fluência, aperfeiçoamento da voz e seus distúrbios, alterações das funções rinoestomatognáticas (mastigação, deglutição, respiração, sucção), e muito mais.

Como serve à comunidade?

Na Clínica-Escola de Fonoaudiologia são atendidas, gratuitamente, crianças, adolescentes, adultos e idosos com alterações que interfiram na comunicação humana. Aqui, também é realizado o Teste da Linguinha, a fim de identificar precocemente alterações no frênulo lingual dos bebês. Durante todo o procedimento, essas pessoas são acompanhadas e direcionadas para o tratamento específico por professores e alunos da instituição. A Clínica-Escola conta ainda com o serviço de Recepção e Triagem Fonoaudiológica para avaliação dos possíveis usuários e melhor direcionamento do caso.

Estrutura

Unidade de Audiologia
● Sala de Audiologia Educacional (deficiência auditiva)
● 5 salas de atendimento audiológico
● Consultório de Otorrinolaringologia
● 2 salas de Audiologia (cada uma com gabine otoacústica)
● Sala de Esterilização

Unidade de Fonoterapia:
● 12 salas de Fonoterapia
OBS.: Atendimentos nas terças e quintas, das 8h às 17h

Oferece vários exames gratuitos, entre eles:
EOA (Emissões Otoacústicas) – “Teste da orelhinha” (para detectar se o bebê nasceu com perda auditiva)
Vectoeletro Nistagmografia – “Teste do labirinto” (para saber se a pessoa tem labirintite e o grau)
Audiometria (para detectar perda auditiva)
Imitanciometria (ajuda a detectar perda auditiva)
Avaliação Audiológica
BERA (avaliar a audição e o nervo auditivo)
Teste da Linguinha

Estude no Unipê e tenha possibilidade de estagiar na melhor estrutura. Inscreva-se