Unipê recebe alunos de ensino médio em evento - UNIPÊ
Atendimento via chat
15/05/2018 15:52 pm

Unipê recebe alunos de ensino médio em evento

O Auditório Oswaldo Trigueiro do Valle recebeu, no último dia 12 de maio, um minicurso de regras e oratória. O evento foi promovido pela organização da Simulação Paraibana de Ensino Médio (SIPEM). Na ocasião, alunos de ensino médio de João Pessoa tiraram suas dúvidas sobre a SIPEM, que será realizada no Unipê, de 13 a 16 de junho.

O evento foi uma prévia da quinta edição da simulação, um pioneiro Modelo das Nações Unidas (MUN) para secundaristas da Paraíba promovido por membros da Academia Nacional de Estudos Transnacionais (ANET) e que conta, desde 2015, com o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em junho deste ano, mais de 100 alunos de Ensino Médio irão se reunir no Unipê para discutir questões de relevância internacional relacionadas à temática central da simulação, “Diversidade: problemas regionais, desafios globais”.

Unipê recebe alunos de ensino médio em evento 3
Unipê recebe alunos de ensino médio em evento 2
Unipê recebe alunos de ensino médio em evento 4
Unipê recebe alunos de ensino médio em evento 5

Experiências adquiridas

A aluna do curso de Direito do Unipê Beatriz Moura, uma das organizadoras da atividade, destacou a receptividade do evento entre os alunos. “Cada edição traz jovens extremamente motivados e ávidos por conhecimento, e, neste ano, o interesse superou nossas expectativas”, explicou.

Para a aluna do ensino médio Luana Teixeira, que debaterá o tema do extremismo islâmico na África no comitê da Liga dos Estados Árabes, “o minicurso fez com que cada um de nós, delegados, saíssemos de nossa zona de conforto e desenvolvêssemos técnicas pra realizar uma simulação excelente. Esta foi, portanto, uma experiência inesquecível, que nos proporcionou aprendizados que serão úteis durante toda a nossa vida.”

Unipê recebe alunos de ensino médio em evento (1)
Unipê recebe alunos de ensino médio em evento (2)
Unipê recebe alunos de ensino médio em evento (3)
Unipê recebe alunos de ensino médio em evento (4)
Unipê recebe alunos de ensino médio em evento (5)

Débora Oliveira, que discutirá a temática da guerra às drogas e crise carcerária na América, no comitê da Organização dos Estados Americanos, revelou alguns aprendizados do evento. “Recebi muitas dicas para defender com mais convicção os discursos que serão apresentados por mim no dia da simulação. Pude também conhecer melhor as regras definidas para a realização do debate amistoso na simulação, que vão nos ajudar a chegar a uma resolução mais rápida da problemática que iremos abordar. Eu estou muito grata à organização da SIPEM por todo o apoio que está sendo dado a adolescentes como eu, que têm um sonho e buscam por ele”, comentou

Ana Júlia, já veterana dos MUNs, simulará a reunião histórica de 1990, que firmou os Acordos de Moscou. “Acho que o workshop está melhorando cada vez mais a cada simulação. O workshop de regras foi muito bem explicado e o de oratória demonstrou várias técnicas”, completou.

Até mesmo a cobertura do evento contou com a participação de alunos secundaristas, que simularão como jornalistas do Comitê de Imprensa Internacional.