Sala de Finanças realiza abertura das atividades do semestre - UNIPÊ
07/03/2018 16:20 pm

Sala de Finanças realiza abertura das atividades do semestre

Na quinta-feira (1), o Laboratório 6 do Centro de Tecnologia – CT foi o palco da abertura das atividades do projeto de extensão Sala de Finanças e Mercado de Capitais. Na oportunidade, os alunos participantes receberam as boas-vindas e foram apresentados à estrutura de funcionamento do projeto, incluindo aí os treinamentos, etapas e formas de participação nas ações de extensão planejadas para 2018.1.

“O objetivo do projeto é oportunizar um espaço de reflexão teórico-prático do ambiente de finanças com foco na formação para o mercado de trabalho”, afirmou a coordenadora do projeto, profa. Débora Alcântara. Também estavam presentes os professores Ailza Silva e Igor Santana, integrantes do projeto, e o coordenador do curso de Gestão Financeira, prof. Cristiano Rodrigues.

“As atividades realizadas referentes ao treinamento e preparação dos alunos são aquelas ligadas à análise de conjuntura econômica no dia a dia, análise fundamentalista (contábil-financeira) de empresas listadas na BM&FBovespa (B3); análise técnica, ou gráfica, de ações na Bolsa de Valores; e educação financeira, com o planejamento orçamentário, endividamento, aposentadoria e investimentos no mercado financeiro”, relatou Débora.

Participam do projeto 23 alunos oficiais e mais 10 alunos, que, de acordo com a coordenadora, são alunos que participam do projeto desde que foi instituído, em 2015.

Ações da extensão

• Workshops: partilhando com a comunidade acadêmica os resultados das atividades e enfatizando a aplicação prática dos conteúdos, para atuação em organizações privadas ou instituições financeiras;
  • Oficinas: estas oferecem conhecimentos básicos e são montadas por área de interesse (Cenário Econômico; Finanças Pessoais; Investimentos no Mercado Financeiro; Entendendo o Mercado de Ações), sendo abertas para alunos de qualquer curso do Unipê;
  • Aulões: preparação para as Certificações profissionais da ANBIMA (CPA 10 e CPA 20). Os aulões são abertos ao público interno e externo ao Unipê;
  • Balcão de Finanças: maior evento do projeto, no qual são disponibilizados três dias de atendimento à comunidade acadêmica e externa sobre orientações sobre planejamento orçamentário, consumo consciente, uso do cartão de crédito, endividamento, financiamentos, aposentadoria e modalidades de investimentos.

Benefícios acadêmicos

Neste projeto, os participantes acabam desenvolvendo o senso analítico e crítico sobre as variáveis e os acontecimentos do cenário econômico. “Nossos extensionistas adquirem conhecimentos aplicados às necessidades do setor financeiro das organizações (Balanço Patrimonial, DRE e fluxo de caixa), elementos essenciais na tomada de decisões, e os alunos são orientados e preparados para a obtenção das qualificações exigidas pelo mercado financeiro, mercado este com grandes oportunidades e carência de profissionais aptos”, garantiu Débora.

Os estudantes ainda aprendem sobre educação financeira e finanças pessoais, podendo utilizá-las em benefício próprio ou até para se tornar um coach financeiro.