06/02/2018 13:25 pm

Campus do Unipê fecha devido ao Feriado de Carnaval

O Campus do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê terá as atividades suspensas devido ao feriado de Carnaval no período de 10 a 14 de fevereiro. Durante esses dias, o campus do Unipê permanecerá fechado, voltando às atividades normais apenas na quinta-feira (15), a partir das 6h.

História do Carnaval

Fantasia, confete, serpentina, muita cor e alegria! O Carnaval é um período de festas populares animadas e representativas, que ocorrem em várias partes do mundo (como Veneza, Nova Orleans, Nice, Rio de Janeiro e Pernambuco). Em 2018, o Carnaval cai no dia 13 de fevereiro.

A festa tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras água, ovos e farinha. O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa, como desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Esta festividade acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Esse sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos “corsos”. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está aí a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. Já no século XX, o Carnaval foi crescendo e se tornando cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas.

As músicas deixavam o Carnaval cada vez mais animado. A partir das escolas de samba, o Carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Vieram trios e festas em clubes. Para os foliões de plantão, o tema do Carnaval é sempre liberdade, alegria, festa e cor.

Serviço:

09/02 (sexta-feira)
Expediente normal

Dias 10, 12/02 e 13/02 e 14/02 (sábado, segunda, terça e quarta-feira)
Não haverá expediente

Dia 15/02 (quinta-feira)