Direito lança Núcleo Permanente de Simulações - UNIPÊ
25/01/2018 13:56 pm

Direito lança Núcleo Permanente de Simulações

O curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê lançará, neste mês, o Núcleo Permanente de Simulações – NUPSIM. O espaço, que será voltado aos alunos do 7º e 8º períodos do curso, foi pensado com o objetivo de conferir novas oportunidades para a realização de atividades de prática jurídica, fortalecendo ainda mais a formação do aluno do Unipê para enfrentar os desafios que o mercado de trabalho apresenta. Os alunos interessados em participar deverão ficar atentos, pois o lançamento do edital e dos casos de simulação Cível e Criminal ocorrerá já no próximo dia 29 de janeiro, no portal unipe.br. (Confira o cronograma de lançamento do Núcleo e dos casos abaixo).

Conforme o coordenador da graduação, professor Arthur Souto, o debate em equipe capacitará os alunos dentro de realidades de mercado. “O projeto torna o aluno do Unipê ainda mais capacitado para o mercado de trabalho, pois oferece um caso prático a ser debatido em equipe, tal como em um escritório de advocacia. Além disso, os quatro organizadores da simulação são concluintes 2017.2, demonstrando a valorização do egresso pela instituição, que montou recentemente um Escritório de Egressos em formato de ‘coworking’ e tem, somente no curso de Direito, 30% de professores formados no próprio Unipê”, pontuou.

Os responsáveis pela organização da competição simulada serão os alunos egressos do curso de Direito do Unipê José Luiz de Queiroz Neto, Raphael Garziera, Lais Dantas e Diógenes Dantas, que auxiliarão os alunos como supervisores.

Saiba mais sobre o NUPSIM

De acordo com a coordenação do NUPSIM, o espaço trabalhará com a realização de simulações, no formato de uma competição, dos mais diversos procedimentos judiciais. No espaço, os alunos participantes poderão trabalhar com casos reais em três instâncias diferentes, o que possibilitará uma melhor percepção da realidade jurídica.

Segundo o coordenador do Núcleo, professor Henrique Lenon, as simulações das quais os estudantes participarão serão inspiradas em competições nacionais e internacionais, dando uma perspectiva ainda mais ampla de mercado aos alunos. “A metodologia do projeto é claramente inspirada nas competições nacionais e internacionais de arbitragem, das quais o Unipê tem participado nos últimos dois anos, com expressivos resultados por meio do Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Exterior, o GEACE. A ideia do NUPSIM é oferecer um ambiente em que o aluno aprenda a lidar com a realidade do mercado, sem descuidar do aprofundamento em conhecimentos teóricos que são relevantes no cotidiano”, asseverou.

Sobre os casos

Os casos trabalharão com um direito material sofisticado, mas recorrente, para que os alunos possam ter contato com problemáticas mais complexas, possibilitando a criação de novas teses, que serão futuramente utilizadas na prática e aprimorarão o raciocínio do discente.

O projeto, inicialmente, é direcionado para os alunos do 7º e 8º períodos, que estão devidamente matriculados nas disciplinas de Prática Jurídica I e II (Cível e Criminal). Os participantes deverão se organizar em equipes compostas por três alunos cada. Serão disponibilizadas as inscrições de 10 equipes para a simulação cível e 10 equipes para a simulação criminal.

Veja o cronograma de lançamento do NUPSIM

• Lançamento do Edital e dos Casos Cível e Criminal – 29/01/2018
  • Prazo para inscrições das Equipes – 29/01/2018 a 23/02/2018
  • Prazo para esclarecimentos sobre o Caso – 29/01/2018 a 23/02/2018

Inscrições para o Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional. Os cursos disponíveis na Instituição contemplam as áreas da saúde, jurídica, tecnologia e negócios.  A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.