06/12/2017 12:34 pm

Campeão mundial de Jiu-Jitsu, “Buchecha” realiza seminário no Unipê

No próximo dia 20, um dos melhores lutadores mundiais de Jiu-Jitsu fará o Seminário Graduação. Marcus Almeida, também conhecido como “Buchecha” e com mais de 20 títulos mundiais, vai ministrar um seminário de atualização em técnicas para os alunos da academia Checkmat Manaíra, de João Pessoa. O evento acontecerá no Ginásio Unipê e, na oportunidade, também ocorrerá a graduação dos estudantes da academia para as faixas mais elevadas da arte marcial. Também participará do evento o professor Tarcísio Jardim, da Checkmat Manaíra.

Vencedor de campeonatos como o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, Copa do Mundo de Jiu-Jitsu, Campeonato Mundial Sem Quimono e Pan Americano, Buchecha vai trazer para os participantes as técnicas mais elaboradas e de aperfeiçoamento na arte, com novas condições técnicas de lutas.

“O Jiu-Jitsu é uma arte marcial que está em plena e constante evolução. Não é uma arte estática. É por isso que o esporte está sempre em ebulição, de forma que uma pessoa que se graduou em faixa preta há 10 anos e que não pratica mais vai sentir uma extrema dificuldade, porque o Jiu-Jitsu evoluiu muito e há muitas coisas defasadas”, informou Michel Barreiro, um dos organizadores do evento e também aluno do esporte.

Anualmente, há uma graduação intermediária, no meio do ano, para faixas de cores branca, azul e roxa. A graduação maior, por outro lado, vai ocorrer no evento do próximo dia 20 para as faixas mais altas, como a marrom e a preta. Todo aluno precisa ficar um tempo mínimo em cada faixa e, após preencher requisitos como assiduidade e habilidade, será atribuída a ele uma graduação para uma próxima faixa.

“Pouquíssimas são concedidas. E é um elemento surpresa, não sabemos quem vai ganhar, porque é uma motivação para o aluno. É um mérito próprio dele, desde a graduação anterior até a próxima. É o professor observando o dia a dia, observando o comportamento, a disciplina e tudo o que há fora do tatame, para avaliar se a pessoa tem méritos”, contou o aluno Michel Barreiro.

“É o dia mais importante do ano para eles. Além de aprender técnicas novas com o melhor lutador do mundo na atualidade, é onde todo esforço dos treinos vai mostrar que valeu a pena, é a hora de encarar novos desafios da nova graduação”, emendou o professor Felipe Brandão, coordenador do curso de Educação Física do Unipê.

As inscrições são exclusivas para membros da Checkmat e custam R$ 50 (antecipado) e R$ 70 (dia do evento).

Seminário Graduação | Com Marcus Buchecha

Data: 20 de dezembro

Local: Ginásio Unipê, no Campus da Instituição, em Água Fria, João Pessoa.