20/09/2017 17:21 pm

Avaliação Acadêmica da CPA 2017 acontece em outubro

Outubro se aproxima e com ele a hora de avaliar o Unipê. No próximo mês será realizada a Avaliação Acadêmica 2017, ação coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, com a participação de alunos, professores e coordenadores dos cursos. A participação de toda a comunidade acadêmica do Unipê é fundamental para que os gestores entendam as necessidades de todos, planejem e busquem melhorias para todos. Os questionários ficarão disponíveis no Portal Acadêmico.

Você sabe o que é a CPA?

A CPA conduz os processos de avaliação interna, bem como sistematiza e presta as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Para tanto, organiza o Relatório Anual de Autoavaliação, analisando as ações implementadas por todos os setores da IES, de acordo com as 10 dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, com especial destaque para a análise do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

De acordo com o professor José Augusto Padilha, a Avaliação Acadêmica é um dos principais instrumentos do Plano de Avaliação Institucional do Unipê. “É o primeiro passo para o aperfeiçoamento e transformação das instituições de ensino, e fundamenta-se no autoconhecimento. Permite um olhar da realidade institucional para que sejam confirmados ou redefinidos os rumos a serem seguidos, em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem”, explica.

Participação reflete no desenvolvimento institucional

A avaliação será realizada on-line, via Sistema Acadêmico e consistirá na aplicação de questionários, cujas respostas serão apuradas e trabalhadas estatisticamente. Os resultados serão apresentados em relatórios dedicados às coordenadorias dos cursos e relatórios globais, que sistematizarão os dados de todos os cursos e serão encaminhados aos gestores superiores do Unipê.

“É muito importante a participação de todos os alunos e professores. Os relatórios gerados, mostrarão à Reitoria onde investimentos devem ser feitos nas infraestruturas dos cursos e do campus, como também nos diversos serviços oferecidos pelos setores acadêmicos e institucionais. Esses relatórios mostrarão ainda aos gestores acadêmicos visões mais detalhadas do cursos, fundamentais para seus planejamentos, na busca da melhoria contínua do processo ensino-aprendizagem”, ressalta a coordenadora  da Assessoria de Qualidade Acadêmica – AQUA, Maria Izabel Cavalcanti Cabral.

Pré-inscrições para o Vestibular

O Unipê está com as pré-inscrições abertas para o Vestibular e os cursos disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, da tecnologia, jurídica e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.

Avaliação Acadêmica da CPA 2017

Local: Portal Acadêmico