13/07/2017 14:35 pm

Arquiteta ministra palestra sobre revisão da RDC 50/2002

O texto que regulamenta o planejamento, a programação, a elaboração e a avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde está passando por revisão. As possíveis mudanças na RDC 50/2002 da ANVISA serão debatidas em palestra realizada pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, Regional Paraíba – ABDEH-PB, em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa. A atividade acontecerá no dia 4 de agosto, a partir das 15h, no Auditório do EVA.

A palestra que abordará as alterações na norma será ministrada pela arquiteta Regina Barcellos, vice-presidente de Relações Institucionais da ABDEH. O evento é voltado para estudantes, profissionais e gestores das áreas da construção civil e da saúde. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail abdehpb@gmail.com. A atividade emitirá certificação de 2 horas para os participantes.

As estruturas físicas dos estabelecimentos também integram a humanização da assistência à saúde. Nesta perspectiva, muitos projetos arquitetônicos de clínicas e hospitais têm tomado um visual mais acolhedor, dentro das possibilidades técnicas permitidas pela norma RDC 50/2002 da ANVISA.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unipê, prof. Pier Paolo, destaca a necessidade de atualização do texto. “Além da norma ser antiga, ela é a única que abrange de forma total todas as questões que permeiam a arquitetura hospitalar”, disse.

Ele citou o exemplo da NBR 9050/2015 da ABNT, cuja atualização recente trouxe diversas novas diretrizes para a acessibilidade. Segundo o docente, as mudanças na RDC 50/2002 precisam ser adequadas para atender novas necessidades, como a de acesso aos espaços.

O evento é uma parceria entre o Centro Universitário de João Pessoa, a Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, Regional Paraíba – ABDEH-PB e tem o apoio da Marelli – Ambientes Racionais.

Inscrições para o Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional e os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Engenharia Civil  está entre os disponíveis nesta seleção. Outros cursos disponíveis na Instituição contemplam as áreas da saúde, tecnologia, jurídica e de negócios.  A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.

Debate sobre a Revisão da RDC 50/2002 – ANVISA

Data: 4 de agosto