20/06/2017 18:01 pm

Docentes do Unipê têm estudo publicado em revista internacional

A prática de atividade física regular melhora o controle neuromuscular do fluxo sanguíneo muscular e a resposta autonômica cardíaca durante o exercício isométrico em idosos saudáveis. Esta foi a conclusão de um estudo de autoria da professora Adriana Sarmento de Oliveira, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e que contou com a participação dos docentes Bruno Teixeira Barbosa e Ana Cristina de Oliveira Marques, do curso de Educação Física do Unipê. O artigo teve ainda a coautoria de outros oito docentes e foi aceito pelo periódico Clinical Interventions in Aging, publicado na Nova Zelândia.

O trabalho foi produzido em inglês e intitulado “Regular physical exercise improves cardiac autonomic control and muscle vasodilatory responses to isometric exercise in healthy older adults”. A publicação está disponibilizada no site oficial do periódico e também pode ser visualizada neste link. Bruno Barbosa contou que o objetivo do estudo foi avaliar o controle autonômico e as respostas vasodilatadoras do músculo cardíaco durante o exercício isométrico em idosos saudáveis.

“Grosso modo, o estudo buscou avaliar o comportamento do coração e sua hemodinâmica em idosos saudáveis e que praticam atividade física regularmente submetidos a um exercício isométrico”, explicou o professor. “Os principais pontos do artigo tratam do fluxo sanguíneo do antebraço, exercício isométrico, variabilidade da frequência cardíaca, atividade simpática e parassimpática e envelhecimento”, elencou Barbosa.

Os demais docentes envolvidos na pesquisa são: Amilton da Cruz Santos, Ivani Credidio Trombetta, Marciano Moacir Dantas, Leone Severino do Nascimento, Marcelo Rodrigues dos Santos, Maria do Amparo Andrade, Anna Myrna Jaguaribe-Lima e Maria do Socorro Brasileiro-Santos.

Sobre o periódico

O periódico Clinical Interventions in Aging possui Qualis A1 pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com Fator de Impacto atingindo a marca de 2.581. O artigo publicado pelos docentes se encontra no maior patamar do sistema brasileiro de avaliação de periódicos.

O Qualis é responsável por relacionar e classificar os veículos utilizados para divulgação da produção acadêmica dos programas de pós-graduação strictu sensu tanto em seu âmbito de circulação (local, nacional ou internacional) quanto em sua qualidade (A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C), por área de avaliação.

Já o Fator de Impacto é uma medida que indica o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico. Desta maneira, aqueles com maior fator de impacto são tidos como mais importantes do que os que possuem um menor fator.

O periódico ainda possui indexação na MEDLINE, que é a base de dados bibliográficos da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Inscrições para o Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional e o curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) está entre os disponíveis nesta seleção. Outros cursos disponíveis na Instituição contemplam as áreas da saúde, tecnologia, jurídica e de negócios.  A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM