Estudantes do Unipê são selecionados para programas de bolsas de estudo no exterior

• 0

Estudantes do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) foram selecionados com bolsas do “Ciência Sem Fronteiras” e do Programa Ibero-americano do Santander para estudar durante uma temporada, em universidades de outros países. Cinco deles viajaram este mês para países como Portugal e Reino Unido. Pelo menos duas alunas já estão de malas prontas e passaporte na mão para embarcarem até o próximo mês para Estados Unidos e França. Os demais deverão viajar ainda este ano.

Eles têm o “mundo nas mãos” através do conhecimento. Kimy Carício Marques, 21 anos, Alex Taveira dos Santos, 26, Priscila Monique Veiga, 33 e Giulliana Karla Santos, 21 anos, já viajaram para cidades de Portugal. Já Isabel Cristina Souza, 22 anos, e Swed Cayammi, 21, vão embarcar no próximo mês com destino aos Estados Unidos e à França.

Estudante de Fisioterapia, Swed Cayammi Lima Santos já está na contagem regressiva. Ela viajanesta quinta-feira (27 de fevereiro) para a França. “Estou na expectativa. Quero levar meus conhecimentos daqui e trazer muito mais aprendizado e experiências de lá. Vou passar um ano e aproveitar todas as oportunidades que surgirem no caminho”, afirmou ela.
Orgulhoso, o pai da estudante Swed Cayammi, Cícero Manuel dos Santos, revela que já está com saudade. “Temos visto isso como uma oportunidade muito proveitosa e enriquecedora, que só vai agregar valores. Diante dessa perspectiva de crescimento dela e de maturidade faz com que possamos superar a saudade. Pois, sabemos que ela só tem a crescer mais”, revelou, emocionado.

Já a aluna de Arquitetura, Isabel Cristina Ferreira de Souza embarca para a cidade de Nova Orleans (Estados Unidos), no dia 17 de março. “Vou passar um ano e meio lá, vou fazer seis meses de inglês e depois vou para a universidade. Estou na contagem regressiva”, ressaltou.

Universidade de Coimbra

Os estudantes de Direito Alex Taveira dos Santos e Kimy Carício da Cruz Marques já viajaram para Portugal, onde vão estudar na Universidade de Coimbra, referência na área. “Vai ser uma experiência única, tanto na área pessoal como na profissional, porque vou ter oportunidade de estudar em uma faculdade que é referência mundial quando se fala de Direito. Acho que vou levar uma boa bagagem daqui do Unipê. Estou pronta para novos conhecimentos”, comentou Kimy Marques, ao se despedir.

“O Unipê foi onde aprendi tudo o que sei sobre Direito. Espero haver uma troca de conhecimentos, ampliar minha visão sobre o Direito Europeu, buscando fazer uma ponte entre o Direito brasileiro e o Direito Português, na área de Direito Tributário Posteriormente, pretendo fazer mestrado em Coimbra”, acrescentou Alex Taveira, que embarcou junto com a colega Kimy Marques.

Desempenho escolar

Eduardo Aquino, da Assessoria de Assuntos Internacionais do Unipê destacou que, entre os critérios para a seleção, estão o desempenho no curso, por vezes a participação em projetos de pesquisa e extensão e, ainda, o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE). “Além do CRE alto (geralmente acima de 8), o aluno tem que ter um bom desempenho e precisa ter a proficiência exigida pelo programa. Não falar outro idioma é um dos itens que mais elimina candidatos nos programas de intercâmbio”, comentou.

11 alunos em intercâmbio

“Estamos com 11 alunos do Unipê em intercâmbio. Geralmente, acontecem duas seleções para graduação por ano, uma por semestre. Estamos muito felizes, porque mais alunos foram selecionados e a previsão é que um maior número de estudantes sejam beneficiados para o 2º semestre”, finalizou a assessora adjunta da Assessoria de Assuntos Internacionais, Daniella Pereira Barbosa.

INTERCÂMBIO / UNIPÊ

Programa Ciência Sem Fronteiras / Unipê

1- Rafaela Barros – Arquitetura, está no Canadá desde 2012 (volta: 1º semestre/2014)
2- Paulo Roberto – Arquitetura, está nos EUA desde 2013 (bolsista/ProUni/Unipê)