Programa de Acompanhamento de Egressos - PAE - UNIPÊ
Atendimento via chat

Programa de Acompanhamento de Egressos – PAE

O PAE – Programa de Acompanhamento de Egressos está articulado com a política institucional de acompanhamento discente de Emprego e Empregabilidade, que rege a necessidade de a Instituição promover um conjunto de ações que visam acompanhar o itinerário profissional do ingressante e egresso, na perspectiva de identificar cenários junto ao mundo empresarial e retroalimentar o processo de ensino, pesquisa e extensão.

O UNIPÊ entende que a aprendizagem é um processo contínuo, pois quando o ingressante encontra na instituição de ensino um espaço de atualização permanente do conhecimento ele amplia e fortalece as relações com a Instituição, quando se transforma em egresso, num ciclo permanente de retorno e reciclagem no universo da academia.

São princípios basilares do Programa de acompanhamento de egressos:

Aprendizado para toda a vida: O aluno ingressante (futuro egresso) no UNIPÊ deve adquirir as competências necessárias para se tornar um aprendiz ao longo de toda a sua vida, beneficiando de um acompanhamento longitudinal: durante e após o término da sua graduação, com o intuito de trazê-lo (e os seus contextos de vida) para dentro da IES, num processo constante de reciclagem, aprimoramento e melhoria do indivíduo e da academia, repositório das aspirações sociais de perpetuação e valorização do conhecimento. Isto significa que o aluno ingressante é visto sob um ponto de vista holístico em que o seu futuro como egresso é previsto e acompanhado.

Preparação para o mercado: O aluno egresso do UNIPÊ deve estar munido das habilidades e competências necessárias não só para o Emprego (visto aqui como ocupação profissional que deve ser comparada regionalmente e nacionalmente, daqui se extraindo indicadores capazes de medir o impacto do UNIPÊ no Emprego do seu alunado), mas também para a Empregabilidade, vista aqui como a capacidade de o egresso se adequar às necessidades do mercado de trabalho, sendo favorito nas escolhas dos empregadores da sua área de formação.

Coordenação do programa: Prof.ª Ms. Nuno Araújo

Para saber mais, acesse nosso site Carreiras Unipê!