NDA - UNIPÊ
Atendimento via chat
Atendimento via chat

NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO - NDA

HISTÓRICO

Criado em 1992, como iniciativa do Conselheiro Prof. Afonso Pereira da Silva, o Centro de Documentação e Arquivo, também chamado de Arquivo Geral, fazia parte da Assessoria Técnica de Documentação e Arquivo, ligada diretamente ao Gabinete do Diretor Geral do IPÊ / UNIPÊ.

Na ocasião, o principal intuito do prof. Afonso era organizar um grande arquivo que acolhesse tanto os arquivos acadêmicos como os setoriais e históricos. Com o apoio da prof.ª Maria das Graças Tôrres Pereira da Silva, iniciou uma jornada incansável de visitas à diretoria da Instituição, às coordenações e setores a fim de realizar estudos, pesquisas e debates que iriam nortear a criação do referido arquivo.

Passado algum tempo, instituiu-se uma nova política de Gestão Documental e o arquivo passou a se chamar Núcleo de Documentação e Arquivo – NDA, que foi dividido em duas áreas: o arquivo Acadêmico (Arquivo Pedagógico), sob responsabilidade da profª Maria das Graças Pereira Feitosa, e o Arquivo Setorial e Histórico gerido pela prof.º D. Clemilde Tôrres Pereira. Durante sua gestão, D. Clemilde foi responsável ainda pela fundação do Memorial do IPÊ, do Memorial das Placas dos Concluintes, da Galeria dos Troféus e projetou a construção da Sala de Vidro adequada para exposições.

Em 2013, por meio da Portaria n.º 07/GR de 01 de Março, a prof.ª Maria das Graças Pereira Feitosa foi designada responsável pelo Núcleo de Documentação e Arquivo e pelo Programa de Responsabilidade Cultural. Já em 2014, uma nova divisão foi realizada e o NDA passou a ser diretamente ligado à Gerência do Campus.

Em 2018, o Núcleo de Documentação e Arquivo passa a ter subordinação administrativa ao Centro de Informação, Inovação e Cultura, órgão de apoio da Reitoria do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, conforme Portaria no 19-A/18-GR/UNIPÊ. Ainda em junho deste ano, Cecília Alessandra Silva Rimar passou a ser a nova coordenadora do NDA, conforme a Portaria no 17/18-DS/UNIPÊ.

MISSÃO

Promover ações no processo de Gestão Documental, satisfazendo as necessidades da comunidade acadêmica como um todo, flexibilizando o processo e conquistando resultados positivos nessa parceria.

Custodiar os documentos permanentes do UNIPÊ, promovendo sua organização, conservação, classificação, além de viabilizar a pesquisa e difusão dos mesmos.

Desenvolver ações e propostas vinculadas aos arquivos correntes, intermediários e permanentes, no que diz respeito a elaboração, classificação, organização, conservação, avaliação, armazenamento e difusão dos documentos produzidos e acumulados pela Instituição nos mais diversos suportes, para, por fim, submetê-los à Comissão Permanente de Avaliação Documental do UNIPÊ.

FINALIDADES

O Núcleo de Documentação e Arquivo – NDA é um organismo de apoio acadêmico e administrativo, que tem a finalidade de preservar a memória cultural e institucional do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

Por meio do gerenciamento da Política de Gestão Documental, que envolve um conjunto de procedimentos e operações técnicas especificamente referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária dos documentos nos diversos setores, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente, o NDA contribui para a economia e eficiência administrativa.

A partir de uma rigorosa verificação de classes documentais, o NDA organiza seus documentos com base na teoria das três idades, de acordo com o Ciclo vital dos documentos, que então são assim classificados: Arquivo Corrente ou de Gestão, também conhecido como de Primeira Idade ou Ativo; Arquivo Intermediário, que refere-se aquele de armazenamento temporário até sua destinação final; Arquivo Permanente ou Histórico, que é o conjunto documental custodiado em caráter definitivo, em função do seu valor.

Neste sentido, o Núcleo de Documentação e Arquivo é um órgão ativo e dinâmico, que visa preservar viva a memória institucional e ser a base de informação para pesquisas e estudos do Corpo Acadêmico, Setores e Comunidade, inserido a um programa sustentável.

OUTRAS FINALIDADES

• Receber toda a documentação nos formatos físicos e eletrônicos de caráter intermediário e permanente do Unipê;

• Avaliar, organizar, preservar e restaurar os documentos recebidos e os que se encontram em custódia, tendo por base a aplicação da Tabela de Temporalidade Documental;

• Elaborar Instruções Normativas e procedimentos técnicos;

• Apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão;

• Promover a divulgação do Núcleo e de seus trabalhos;

• Estimular, participar, organizar e promover estudos, pesquisas, estágios, treinamentos.

• Possibilitar o acesso orientado ao acervo a pesquisadores e ao público em geral;

• Preservar e divulgar a memória histórica institucional;

• Desempenhar outras atividades correlatas.

ASSESSORIA TÉCNICA

Para cumprir suas finalidades, o Núcleo de Documentação e Arquivo - NDA tem em sua composição a seguinte estrutura:

Coordenação Geral

Coordenadora
Secretária

Supervisão

1º Pavimento
Sala de Triagem I
Corrente do NDA
Sala Foto e Mídia
Sala de Triagem II (Carga e Descarga)
Pesquisa

Desenvolvimento Administrativo e Acadêmico

Seção 1 – Setorial
Administração Superior
Assessoria Jurídica
Assuntos Internacionais
Bolsas
Centro de Informação
Clínicas-escola
Comitê de Ética
Controladoria
Coordenações dos cursos
Editorial
Engenharia
Gerência
NAP
Núcleo de Documentação Arquivo - NDA
PROAC
Pós-Graduação
Procuradoria Jurídica
Recursos Humanos
Responsabilidade Cultural
SEGEN
Setor Cultural

Seção 2 – Acadêmicos
SEGEN
Pós-Graduação

Seção 3 – Responsabilidade Cultural

EQUIPE

COORDENAÇÃO DO NDA

Cecília Alessandra Silva Rimar

AUXILIARES ADMINISTRATIVOS

Ivo Lucas
Kezia Gomes
Sergio Gualberto
Edjalma Júnior
Antônio Donato
Dayse
Vanise
Vanessa
Jade Alencar
Jocilane Batista
Jocilane Batista
Marcônio Edson

SETOR CULTURAL

Fundo Wills Leal, escritor
• Galeria de fotos
• Livros
• Revistas
• Documentos
• Cartazes

Fundo Humberto Nóbrega, colecionador
• Galeria de fotos
• Livros
• Revistas
• Documentos

Fundo Galeria dos Troféus
• Galeria de fotos

Fundo Museu da Terra e do homem
• Galeria de fotos
• Livros
• Revistas
• Documentos

Fundo Memorial das Placas
• Galeria de fotos

Fundo Memorial dos Fundadores
• Galeria de fotos

Fundo Foto e Mídia
• Galeria de fotos
• Doc. Eletrônicos

MEMORIAL DE PLACAS

GESTÃO DOCUMENTAL

A Gestão de Documentos foi determinada pela Lei Nº 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências acerca dessa temática.

Assim, o Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente dos acervos nos mais variados formatos. A execução desta técnica específica permite que a Instituição utilize no processo a documentação de maneira correta e possa a ter controle do seu acervo documental.

Desta maneira a Instituição soluciona os problemas decorrentes da falta de um programa de gestão, como: perda, duplicidade e extravio de documentos; falta de espaço; dificuldade no acesso e na localização da informação; controle manual de fluxo; e falta de padrão para elaboração e tratamento de documentos.

O Art. 25 complementa a informação do art.1 com as penalidades, dispondo: Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social. A preservação também faz parte do projeto de gestão, buscando a conscientização do usuário no manuseio do documento, dando a devida importância ao que é sua ferramenta de trabalho. As sanções penais podem ser vistas no Decreto-Lei nº2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal/ Dos crimes contra o patrimônio. A informação em tempo hábil e correta é um grande instrumento de trabalho para a Instituição, que deve mantê-la atualizada e disponível.

Para Solicitação de Transferência, Eliminação, Recolhimento e Corrente de documentos, clique aqui!

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Público:

• Usuário Interno (funcionários, docentes e discentes do UNIPÊ);

• Usuário Externo (todos os cidadãos interessados).

Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira, das 09 às 11h e das 14h às 16h.

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA PESQUISA

Preencha o formulário abaixo e encaminhe sua solicitação de pesquisa:

Os campos marcados com um * são obrigatórios

EVENTOS

Nosso acompanhamento em disposição aos usuários dos eventos acontecidos no Núcleo de Documentação e Arquivo, como também os interligados à temática da Gestão documental.Congresso em Arquivo em João Pessoa out/2018

VIII Congresso Nacional de Arquivologia

NOTÍCIAS

Registramos os últimos acontecimentos no âmbito institucional e acompanhamos o cenário nacional para o que determina a legislação arquivística em acervos acadêmicos e de documentação em geral.

Institucional - UNIPÊ
Arquivística - CONARQ