Grupo de Mediação do Geace é 3º colocado em competição nacional - UNIPÊ
31/10/2018 18:02 pm

Grupo de Mediação do Geace é 3º colocado em competição nacional

O Grupo de Mediação do Geace do Unipê iniciou suas atividades este ano e já está fazendo história. No último final de semana, a equipe alcançou o terceiro lugar na IX Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial – CAMARB, enfrentando equipes como FGV-RIO, Mackenzie, Milton Campos, USP, UFPR, UFMG, UFRS e Centro Universitário UNA nas rodadas classificatórias. O time do Unipê ainda foi campeão da Competição Regional Nordeste em todas as categorias: melhor mediador; melhor dupla de mediandos; e melhor equipe.

A experiência do grupo será compartilhada com estudantes interessados em evento nesta quinta-feira, 1º de novembro, no Auditório Oswaldo Trigueiro do Valle.

Na competição nacional de mediação e arbitragem, que ocorreu em São Paulo, o time do Unipê enfrentou o time da PUCMG nas quartas de final, chegando às semifinais contra a Faculdade Milton Campos e conseguindo a premiação do 3º lugar na categoria de mediandos. Ao todo, participaram da competição 24 times do país inteiro.

“Este é o resultado de um trabalho árduo entre todos os envolvidos, especialmente dos alunos que representaram a instituição com louvor na maior competição jurídica da América Latina”, destacou Raíssa Lima, coach do time de Mediação.

O time de Mediação do Unipê foi representado pelos alunos Manuelly Medeiros, Bárbara Carneiro, Matheus Moreira, Matheus Bronzeado, Liellen Guimarães, Océlio Francelino, Marcos Augusto e Brenda Dantas. Os estudantes participaram da competição com a orientação e treinamento dos coaches Raíssa Libório, Henrique Lenon, Diego Cabral e Caio Victor.

O grupo de Mediação do Geace do Unipê é interdisciplinar e envolve alunos dos cursos de Direito, Psicologia e Administração. Os alunos passaram por um longo estágio de preparação através de leituras, fichamentos, apresentações, pesquisa e elaboração de planos de mediação. Além disso, a equipe contou com o apoio institucional do Grupo de Teatro do Unipê e de acompanhamento com a fonoaudióloga Soledade Conceição, professora da instituição.

“O sucesso deste resultado reflete uma conquista não só para nossa equipe, mas, sobretudo, para a difusão dos Métodos Alternativos de Resolução de Controvérsias na Paraíba e no Nordeste. Acreditamos que essa vitória será um grande marco para o avanço dos institutos da Mediação e da Arbitragem na nossa região. Além disso, a competição é uma grande vitrine profissional para os alunos do Unipê e uma projeção fantástica para o mercado de trabalho. Os avaliadores das equipes durante a competição são as maiores referências dos dois institutos (Mediação e Arbitragem) que o país possui. Além de grandes juristas do Direito Empresarial”, destacou a coach Raíssa Libório.

Compartilhamento de experiências

O Grupo de Mediação contará sua experiência na Competição no I Workshop Estudantil de Mediação que ocorrerá nesta quinta-feira, 1º de novembro, às 11h, no Auditório Oswaldo Trigueiro do Vale. Na ocasião serão abertas as inscrições para o novo ciclo que preparará os alunos para a 10ª Edição da competição promovida pela CAMARB.

Depoimentos de participantes

Para Océlio Francelino, os resultados do grupo de Mediação do Geace ratificam a certeza de ter feito a melhor escolha. “Em meio a inúmeras experiências e sensações que o Geace me proporcionou ao longo deste ano, gostaria de destacar três situações. A primeira delas foi a construção do conhecimento em torno do procedimento de solução de conflitos. A segunda experiência que gostaria de destacar é a inserção de seus membros em um universo jurídico inexistente na realidade atual de nosso estado, colocando seus membros em contato direto com casos que possuem uma problemática complexa. E sem duvida alguma, a maior experiência vivida com o grupo foi a participação como membro titular da IX Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial – CAMARB”, comentou.

O aluno ainda deixou uma dica aos estudantes do Unipê. “Aproveitem as oportunidades que a instituição dispõe para cada um de vocês, e busquem diariamente se superar. Nossa instituição é uma das maiores do Brasil!”, pontuou.

Também oradora do Geace, a estudante Manuelly Medeiros destacou a importância de participar da competição. “Como uma das mediadoras do Geace, participar da Competição Brasileira de Mediação Empresarial foi a realização de um sonho. Desde fevereiro passamos por um treinamento  intensivo e abdicamos de muito para conquistar o que conquistamos. Chegar, em nosso primeiro ano, na competição e alcançar o 3° lugar foi uma vitória que não fazíamos ideia do quanto nos tornaria realizados. Participar do Geace é ter aprendizado diário”, destacou.

Matheus Moreira, orador do grupo, também pontuou o que a experiência do Geace significa para sua vida acadêmica. “Uma experiência incrível na vida acadêmica de um estudante de Direito. O membro dessa equipe se desenvolve a cada dia, descobrindo que é capaz de ir além do que imaginava. Trata-se de uma atividade que requer esforço diário, renúncia e muita dedicação, mas que ao final traz frutos impressionantes. O crescimento pessoal e profissional, aliado ao reconhecimento, é muito gratificante”, declarou.

Aluna do curso de Psicologia, Brenda Dantas destacou o que o grupo de Mediação do Geace tem representado para sua vida acadêmica. “A experiência no Geace no subgrupo de Mediação contribuiu muito e foi muito enriquecedora para minha vida. A equipe, com a orientação dos coaches Raissa, Henrique, Caio e Diego, se uniu muito e só houveram progressos. Após bastante tempo de dedicação aos estudos e simulações, fomos capazes de participar e ganhar uma competição regional, como também fomos capazes de chegar à semifinal de uma competição nacional da CAMARB enfrentando universidades renomadas no Brasil. O esforço, dedicação e disciplina da equipe e dos coaches fez com que isso acontecesse!”, destacou.

Vestibular Unipê

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular e os cursos disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, tecnologia, humanas e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal unipe.edu.br.

Confira também os financiamentos, bolsas e descontos ofertados pela Instituição em unipe.edu.br/financiamentos. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM