Desafio Estrutural fortalece a competição e aplica mais provas
Atendimento via chat
12/09/2018 15:49 pm

Desafio Estrutural fortalece a competição e aplica mais provas

O curso de Engenharia Civil do Unipê realizará a sétima edição do Desafio Estrutural, agora mais fortalecido. O VII Desafio Estrutural ocorrerá com a divisão de alunos por períodos, que terão provas distintas. O evento será realizado no Auditório Unipê no dia 19 de novembro, das 13h às 22h. Esse período da competição servirá para realizar a verificação e ruptura das estruturas dos alunos que concorrerão na sétima edição do evento.

“A competição tem como objetivos, realizar a análise estrutural, o projeto, a construção do prototipo e o ensaio destrutivo de uma estrutura, aplicando os conhecimentos vistos em sala nas disciplinas da área de estruturas”, disse o coordenador de Engenharia Civil do Unipê, prof. Antônio da Silva Sobrinho Júnior. As estruturas têm um grau de complexidade crescente, de acordo com o período dos alunos.

Do primeiro ao quarto períodos, será concebida uma estrutura plana de papel de jornal. As normas estão no edital. Para os estudantes do quinto ao sétimo períodos (edital), será concebida uma estrutura espacial: ponte de papel de jornal.

Os que estão no oitavo período da graduação (edital) deverão elaborar uma ponte constituída por um tabuleiro em concreto leve, reforçado com fibras e estais compostos por arame galvanizado 1.65 mm. Os resultados do VII Desafio Estrutural serão publicados durante o evento.

VII Desafio Estrutural do Unipê

De acordo com o coordenador adjunto do curso, prof. Vitor Pontes, o objetivo da competição é semelhante ao das edições passadas. Além disso, o VII Desafio Estrutural oportuniza um momento atípico às atividades de salas de aula ou de campo.

“Ele coloca os alunos na prática da concepção estrutural e cálculo de estruturas, bem como estabelece uma relação entre os assuntos teóricos estudados nas Unidades Curriculares da área de estruturas com a prática projetual”, disse Pontes.

Para se inscrever, os estudantes interessados devem se dirigir à coordenação do curso de Engenharia Civil e manifestar o interesse. A inscrição está condicionada à entrega de 1 Kg (um quilo) de alimento não perecível e poderá ser feita até 12 de novembro. Serão concedidas 10 horas complementares para os participantes do evento. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2106-9396, 2106-4830 e 2106-9265.

VII Desafio Estrutural

Data: 19 de novembro | Horário: das 13h às 22h

Local: Auditório Unipê

Inscrições até 12 de novembro na coordenação do curso de Engenharia Civil do Unipê (entrega de um quilo de alimento não perecível).