Estrutura suporta 120 Kg e vence VI Desafio Estrutural - UNIPÊ
Atendimento via chat
14/06/2018 10:51 am

Estrutura suporta 120 Kg e vence VI Desafio Estrutural

A estrutura plana feita com palito de picolé que ficou em primeiro lugar no VI Desafio Estrutural Unipê suportou 120 Kg. O objeto foi projetado e construído pelos alunos Leonardo Candido do Rego, Rafael Medeiros Jaruzo, Maria Eduarda Pereira Gondim e Bárbara Ranielly Tavares Ferreira, que deram o nome de “Aponte” ao trabalho. O evento aconteceu na última sexta-feira (8), no Ginásio da Instituição, e contou, também, com a apresentação de diversos projetos nos formatos de maquete e banner.

DSC_3440
DSC_3452
DSC_3458
DSC_3463
DSC_3468
DSC_3470
DSC_3477
DSC_3479
DSC_3481
DSC_3499
DSC_3502
DSC_3506

Os trabalhos intitulados “Será que Quebra II” e “BAHS” foram premiados em segundo e terceiro lugar, respectivamente, tendo suportado 100 Kg e 90 Kg. A primeira estrutura foi feita pelos alunos Luiz Carlos Quinto, Dimas Leite Paiva, Lucas Regis da Cunha e Matheus José Matos de Figueiredo Nóbrega. Já a segunda foi produzida pelos estudantes Gleyson Simões Alves, Carlos Alberto Crispim Júnior, Jossy César Fonseca, Gleyce Emanuelle Freitas Vasconcelos e Monick Marcela Santos Da Silva. Os três primeiros colocados receberam troféus de premiação.

Participação do P1 ao P8

O evento reuniu alunos do primeiro ao oitavo período de Engenharia Civil do Unipê e emitirá certificação de 10 horas complementares para todos os participantes inscritos e com os projetos devidamente habilitados para a competição.

De acordo com o coordenador da graduação, prof. Antônio da Silva Sobrinho Júnior, a competição teve por objetivo geral realizar a análise estrutural, o projeto, a construção e o ensaio destrutivo de uma estrutura plana composta por palitos de picolé e colas brancas do tipo PVA sem aditivos. O ensaio destrutivo das pontes ocorreu no período da tarde, respeitando a sequência de inscrição dos grupos.

Desafio muda o formato dos trabalhos

Segundo o coordenador adjunto do curso, prof. Vitor Pontes, diferentemente dos desafios das edições anteriores, envolvendo pontes, a estrutura plana tem duas dimensões no plano que são superiores à espessura dela. Ele cita as barragens como o melhor exemplo desse tipo de construção. “A espessura no máximo terá 3 cm, a altura máxima será de 50 cm e o comprimento máximo de 1 metro”, explica, referindo-se às dimensões permitidas para os trabalhos.

Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional e o curso de Engenharia Civil está disponível nesta seleção, que também contempla outras graduações das áreas da saúde, da tecnologia, jurídica e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.