Egresso de Fisioterapia ministra palestra para alunos do curso - UNIPÊ
12/03/2018 18:06 pm

Egresso de Fisioterapia ministra palestra para alunos do curso

A primeira atividade do “Ciclo de Formação e Informação em Fisioterapia e Cuidados Paliativos em Oncologia”, do projeto de extensão “Fisioterapia e Cuidados Paliativos em Oncologia” aconteceu na manhã da última sexta-feira (9), na sala G-152. O evento contou com uma palestra ministrada pelo egresso do curso Ranieri José dos Santos, que atualmente está cursando uma pós-graduação multiprofisional no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Os alunos que participaram da atividade receberão carga horária complementar.

O tema da palestra ministrada pelo ex-aluno foi “Atualização do tratamento do paciente oncológico”. A apresentação abordou as pesquisas mais atuais sobre novas abordagens terapêuticas, particularmente na imunoterapia.

“O amor pela oncologia surgiu desde o projeto de extensão que o curso de Fisioterapia do Unipê tem que, na época, se chamava ‘Fisioterapia e seus benefícios no câncer do tecido ósseo e conectivo’. Eu passei um ano nesse projeto de extensão e lá fui desenvolvendo o amor por essa área nova, que é a atuação fisioterapêutica no paciente oncológico”, frisou o egresso, que foi selecionado para a pós-graduação do Albert Einstein antes de ter concluído o curso.

DSC_9211
DSC_9217
DSC_9221

De acordo com a profa. Jânia de Faria Neves, responsável pelo projeto de extensão, embora existam atuações pontuais de fisioterapeutas na Oncologia há muito tempo, essa é uma das áreas que está despontando e uma das mais recentes enquanto especialidade.

“Temos estatisticamente um percentual muito grande da população que adoece e morre por doenças oncológicas, mas a gente ainda tem dentro da Fisioterapia uma pouca difusão da assistência que é prestada”, afirmou a docente.

Ela destacou que o projeto tem trabalhado assistência aos pacientes com câncer, os cuidados fisioterapêuticos a este público e tem associado à extensão atividades de formação para os alunos e de informação para os pacientes. A docente citou como exemplo destas atividades as palestras sobre Direito Previdenciário e sobre distúrbios nutricionais, ministradas por convidados com foco na informação de interesse das pessoas atendidas pelo projeto.

“É uma proposta do projeto de trabalhar com cuidado fisioterapêutico e não com tratamento. Eu sempre digo isso, a gente trata doenças e cuida de pessoas. Para cuidar de pessoas, eu tenho que saber o que estou fazendo, tenho que saber quem é o outro. O projeto tem trabalhado nessa perspectiva”, finalizou a profa. Jânia de Faria Neves.