Você sabia que na Avaliação Acadêmica sua identidade é mantida em sigilo? - UNIPÊ
17/11/2017 07:34 am

Você sabia que na Avaliação Acadêmica sua identidade é mantida em sigilo?

Você sabia que a sua identidade é preservada na Avaliação Acadêmica da Comissão Própria de Avaliação – CPA do Unipê? Pois é! É a sua oportunidade de mostrar sua opinião e avaliar todos os serviços oferecidos pelo Unipê, tudo com o sigilo necessário para que você tenha sua identidade resguardada e sua opinião ouvida.

Na CPA, toda a comunidade acadêmica pode manifestar a sua percepção sobre o Centro Universitário. A avaliação proporciona um acompanhamento permanente das várias esferas da vida acadêmica, como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social e gestão administrativa, além da infraestrutura.

A Avaliação Acadêmica da CPA é um instrumento de natureza democrática e participativa, capaz de auxiliar a Instituição e os indivíduos a concretizarem seus objetivos, garantindo um caráter de confiabilidade aos projetos propostos e em desenvolvimento. A avaliação Acadêmica do Unipê ocorrerá até o dia 30 de novembro. Está sendo realizada on-line, via Sistema Acadêmico, para alunos e professores, e consiste na aplicação de questionários, cujas respostas serão apuradas e trabalhadas estatisticamente.

A participação de todos é imprescindível para que os gestores possam planejar e buscar melhorias constantes para a Instituição e toda a comunidade acadêmica. Participe! A nossa evolução está em suas mãos!

Você sabe o que é a CPA?

A CPA conduz os processos de avaliação interna, bem como sistematiza e presta as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Para tanto, organiza o Relatório Anual de Autoavaliação, analisando as ações implementadas por todos os setores da IES, de acordo com as 10 dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, com especial destaque para a análise do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

De acordo com o professor José Augusto Padilha, a Avaliação Acadêmica é um dos principais instrumentos do Plano de Avaliação Institucional do Unipê. “É o primeiro passo para o aperfeiçoamento e transformação das instituições de ensino, e fundamenta-se no autoconhecimento. Permite um olhar da realidade institucional para que sejam confirmados ou redefinidos os rumos a serem seguidos, em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem”, explica.

Participação reflete no desenvolvimento institucional

A avaliação será realizada on-line, via Sistema Acadêmico e consistirá na aplicação de questionários, cujas respostas serão apuradas e trabalhadas estatisticamente. Os resultados serão apresentados em relatórios dedicados às coordenadorias dos cursos e relatórios globais, que sistematizarão os dados de todos os cursos e serão encaminhados aos gestores superiores do Unipê.

“É muito importante a participação de todos os alunos e professores. Os relatórios gerados, mostrarão à Reitoria onde investimentos devem ser feitos nas infraestruturas dos cursos e do campus, como também nos diversos serviços oferecidos pelos setores acadêmicos e institucionais. Esses relatórios mostrarão ainda aos gestores acadêmicos visões mais detalhadas do cursos, fundamentais para seus planejamentos, na busca da melhoria contínua do processo ensino-aprendizagem”, ressalta a coordenadora  da Assessoria de Qualidade Acadêmica – AQUA, Maria Izabel Cavalcanti Cabral.