12/09/2017 17:58 pm

Unipê e ABHI realizam primeiro curso hands-on de acesso à base do crânio

Nos próximos dias 15 e 16 de setembro, médicos e residentes em Medicina (neurocirurgia) irão participar do primeiro curso prático de acesso à base do crânio promovido pela American British Health Institute – ABHI em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. O curso será realizado no Laboratório VI do Colab e tem por objetivo consolidar, de maneira pragmática, os conceitos anatômicos e práticos para a realização segura de alguns dos acessos mais utilizados em cirurgias envolvendo a base do crânio.

O curso está dividido em três módulos e os dois primeiros serão realizados no primeiro dia, que serão devotados a procedimentos clássicos realizados pela técnica cirúrgica convencional, fundamentais aos que estão ingressando às técnicas de base do crânio. O segundo dia será dedicado apenas ao acesso endoscópico à região selar, incluindo nuances técnicos para fechamento das falhas ósteodurais.

Segundo a coordenadora do Biotério, professora Bárbara Leite, a ABHealth “tem o escopo principal a educação médica continuada” e o primeiro curso hands-on de acessos à base do crânio é voltado especialmente para médicos residentes e jovens neurocirurgiões.

Parceria entre o Unipê e o ABHI

Em março deste ano, o Unipê firmou uma parceria com a ABHI, possibilitando que estudantes e professores tenham acesso a atividades de capacitação com profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente. Em parceria, as instituições realizam seminários, palestras, conferências, oficinas e cursos em âmbito local, nas instalações do Centro Universitário. A parceria ainda prevê a viabilização de intercâmbio para os Estados Unidos e alguns países do Reino Unido.