Unipê Sustentável

O UNIPÊ Sustentável é a afirmação do compromisso do UNIPÊ para o Séc. XXI em alavancar suas capacidades institucionais para contribuir com o desenvolvimento profissional e regional, formando profissionais capazes de se ajustar às ameaças e oportunidades que surgem em função do novo contexto mundial, provocado por mudanças econômicas e climáticas.

Neste sentido, para promover o crescimento da economia verde e o aumento de emprego verde na Paraíba, o UNIPÊ oferece ao aluno um ambiente para integrar os conhecimentos adquiridos em seu curso de graduação ou pós-graduação, com as experiências práticas na construção de protótipos para um campus ecoeficiente e avaliações de implantação de projetos no contexto estadual.

Ao mesmo tempo, o UNIPÊ Sustentável prioriza o aperfeiçoamento de metodologias para mensurar a avaliar a sustentabilidade nas diversas áreas de conhecimento no campus do UNIPÊ, além de promover a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil e empresarial através de um portal interativo que busca atualizar sempre sua base de conhecimento sustentável.

Missão

Nosso propósito é o fortalecimento da capacidade do UNIPÊ em contribuir, de forma inovadora e eficaz, para o desenvolvimento sustentável da Região Nordeste

Visão

Ser reconhecido nacionalmente como uma Instituição de Ensino Superior, comprometida com o desenvolvimento regional sustentável e referência na mensuração e avaliação do grau de sustentabilidade em organizações públicas e/ou privadas.

O UNIPÊ Sustentável é formado por três perspectivas distintas, mas completares, a saber, Aprendizagem, Campus Verde e Ação Social.

UNIPÊ Sustentável: Aprendizagem

A perspectiva da Aprendizagem do UNIPÊ Sustentável diz respeito ao fortalecimento da dimensão da sustentabilidade em todos os componentes curriculares nas diversas áreas do conhecimento dos cursos de graduação e pós-graduação, através de atividades interdisciplinares entre os cursos, projetos integrados, nas pesquisas e projetos aplicativos.

Todo o corpo docente é estimulado a considerar reformas pedagógicas em seus conteúdos e metodologias para integrar a temática da sustentabilidade em suas aulas e também em convidar a comunidade acadêmica a experimentar os conhecimentos acerca da sustentabilidade em experimentos, projetos e pesquisas.

UNIPÊ Sustentável: Campus Verde

Nesta perspectiva, o UNIPÊ Sustentável, por meio da Unidade de Negócios Inovadores e Sustentáveis (UNIS), a indústria-escola é a representação de uma inovação pedagógica, que tem como objetivo aumentar em forma significativa as oportunidades de aprendizagem e práticas por parte de alunos e professores, que se envolvem na construção de um campus ecoeficiente.

Assim, o UNIPÊ antecipa que a UNIS será um importante mecanismo para celebração de parcerias com organizações privadas, públicas e com a sociedade civil.

A UNIS é responsável pela coleta, gerenciamento e destinação de resíduos recicláveis gerados no âmbito do campus do UNIPÊ e também de seus parceiros que têm dificuldades em destinar seus resíduos. Na UNIS, os alunos – de diferentes cursos de graduação e pós-graduação – têm a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, auxiliando no gerenciamento da UNIS ou realizando pesquisas sobre sustentabilidade.

Em futuro próximo, a UNIS pretende transformar resíduos recicláveis em matéria prima que possa ser reutilizada pela indústria. Para isso, o UNIPÊ criou, em sua estrutura financeira, o Fundo UNIPÊ Sustentável, que será mantido pelos parceiros através de doações voluntárias ou da engenharia reversa de resíduos coletados e selecionados pela UNIS.

O Fundo UNIPÊ Sustentável tem como objetivo único o financiamento de pesquisas e projetos educacionais que tenham a sustentabilidade como tema principal. Para isso, todo cidadão ou empresa privada poderá ser doador deste fundo e assim contribuir para uma Paraíba e uma Região Nordeste cada vez mais sustentável e sem miséria.

UNIPÊ Sustentável: Ação Social

No intuito em compartilhar conhecimento, através de capacitação de gestores públicos e membros de comunidades carentes, por programas de ações sociais, eventos, publicações e outros meios de comunicações, o UNIPÊ Sustentável, através de seus projetos e práticas ecoeficientes em suas operações, busca contribuir para a redução da miséria, na melhoria na qualidade de vida e na promoção e prevenção da saúde pública e na institucionalização de uma cultura de sustentabilidade na Paraíba e na Região Nordeste.