Manual do Professor - Sistema de Avaliação de Aprendizagem e Revisão de Provas

A avaliação da aprendizagem deve ser processual, contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, buscando o desenvolvimento de competências e habilidades constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais específicas de cada curso e dar-se-á por meio de instrumentos de avaliação da aprendizagem estabelecidos pelo UNIPÊ.

Por instrumentos de avaliação da aprendizagem entendem-se as formas e os critérios utilizados pelo professor para avaliar a aprendizagem demonstrada pelo aluno nas modalidades de ensino presencial e semipresencial. Os seguintes instrumentos de avaliação podem ser empregados:

I – apresentação oral;

II – seminário;

III – estudo de caso;

IV – entrevista;

V – prova escrita, com questão dissertativa e/ou objetiva;

VI – prova oral;

VII – prova prática;

VIII – portfólio;

IX- autoavaliação;

X – relatório de pesquisa, de experiência, de prática, de estágio;

XI – trabalho e produção escrita, individual e coletiva;

XII – atividade prática – laboratório, escola modelo e clínica; e

XIII – outro instrumento, conforme pertinente ao curso.

De acordo com a Resolução CONSEPE nº40, de 22/07/2014, deverão ser realizadas três avaliações da aprendizagem ao longo do semestre letivo, sem prejuízo das avaliações voltadas para o estágio supervisionado, da prática curricular e/ou da prática de ensino, bem como do trabalho de conclusão de curso, em suas diversas modalidades, que devem obedecer à regulamentação própria de cada curso.

Os conteúdos a serem avaliados na 2ª e na 3ª avaliações serão cumulativos. Os conteúdos para a 2ª avaliação devem englobar também os conteúdos da 1ª avaliação e a 3ª avaliação deve englobar também os conteúdos das 1ª e 2ª avaliações.

O aluno poderá faltar apenas um, dos dois primeiros instrumentos de avaliações da aprendizagem. O 3º (terceiro) instrumento de avaliação da aprendizagem é obrigatório.

Para o cálculo da média parcial do aluno será considerada a média aritmética de duas notas: a maior entre as notas das duas primeiras avaliações e a nota da 3ª avaliação da aprendizagem.

• ORIENTAÇÕES SOBRE COMENTÁRIOS DAS AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM: No período compreendido entre a data de realização da avaliação de aprendizagem e a data do lançamento das notas e faltas no Sistema Acadêmico, o professor deve explicitar os procedimentos utilizados na sua avaliação, de forma presencial ou virtual, disponibilizando a prova e/ou demais instrumentos, se solicitados pelos alunos, para análise dos seus erros e acertos.
  • O Professor deve entregar, à Coordenadoria do Curso, os originais dos instrumentos de avaliação, devidamente impressos, com antecedência mínima de 7 (sete) dias da data de sua aplicação;

OBS: O Curso de Direito, por possuir um calendário acadêmico específico, segue a Resolução CONSEPE nº 16 A, de 08/07/2013, disponível na intranet.

• PENALIDADES PARA O ALUNO “FILÃO” – O aluno flagrado burlando a sua avaliação da aprendizagem com uso indevido de papel escrito ou impresso ou equipamento eletrônico terá seu instrumento de avaliação recolhido pelo professor, não podendo mais dar continuidade a esta atividade, atribuindo-se nota zero na avaliação respectiva.

As penalidades disciplinares, tais como improbidade na execução de trabalhos acadêmicos e de prática de ato incompatível com a dignidade acadêmica, identificação de plágio, constatação de “fila” pelo aluno, entre outras, serão aplicadas conforme a Resolução de Sanções Específicas para o regime disciplinar discente do UNIPÊ.