Manual do Professor - Matrículas, Renovações, Trancamentos, Cancelamentos e Transferências.

Matrícula – A matrícula é realizada respeitando os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico devendo ser renovada a cada novo semestre letivo.

Renovação – A renovação da matrícula é realizada on-line no portal UNIPÊ.

Trancamento – É concedido o trancamento de matrícula, para o aluno que necessite interromper, temporariamente, os estudos, mantendo sua vinculação ao UNIPÊ, como também o direito à renovação da matrícula no semestre letivo seguinte.

OBS: O trancamento de matrícula é concedido até a data limite estabelecida no calendário acadêmico para o semestre letivo. Não pode ser superior a quatro semestres letivos, consecutivos ou não, incluindo aquele em que o direito foi concedido, nem poderá ocorrer nos cursos para os quais não estejam sendo ofertadas vagas de Vestibular.

Para requerer o trancamento de matrícula o aluno deve estar atento para o prazo limite, que constará no Calendário Acadêmico e estar quite com a Instituição, no ato do requerimento. Ao retornar, o aluno deve se enquadrar na Matriz Curricular vigente no respectivo curso.

Cancelamento – O cancelamento da matrícula é a desvinculação definitiva do aluno com o curso. Pode ser solicitado à SEGEN, no decorrer do semestre letivo, não obedecendo a prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. Para solicitá-lo, é necessário que o aluno esteja em dia com as mensalidades.

Matrícula Fora do Prazo – A matrícula fora do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico é uma concessão que só poderá ser autorizada pela Reitoria da Instituição.

Matrícula no(s) Componente(s) Curricular (es) em dependência – É ou (são) considerada(s) como dependência, todo(s) o(s) Componente(s) que o aluno ainda não cursou no(s) semestre(s) anterior(es) àquele(s) em que está matriculado. É promovido ao semestre letivo seguinte do curso o aluno aprovado em todos os componentes do semestre letivo anterior, admitindo-se a promoção com dependência em até 3 (três) unidades curriculares, sendo obrigatório ao aluno cursá-los no semestre em que estiver matriculado, priorizando-os sobre as unidades curriculares da blocagem normal.

A(s) Unidade(s) Curricular(es) em dependência está(rão) sujeito(s) à(s) mesma(s) exigência(s) de frequência e aproveitamento estabelecido neste manual.

O aluno receberá o seu Horário Individual por meio da SEGEN, podendo, ajustá-lo, apenas neste momento, de acordo com as normas do UNIPÊ.

O aluno poderá cursar até 03 Unidades Curriculares em dependência e as demais Unidades Curriculares do seu período em curso.

OBS: No caso de alunos em retorno ou transferidos como graduado haverá oportunidade de matricular- se em até 04 Unidades Curriculares em dependência evitando assim a complexidade das adaptações e afunilamento da conclusão do seu curso. As 04 (quatro) dependências são restritas ao semestre letivo de reingresso ou de ingresso do aluno.

TRANSFERÊNCIAS

Transferência Interna: Conforme a Resolução CONSEPE nº 02/2014, a transferência interna é permitida para curso, habilitação ou turno e está condicionada a existência de vagas, a nota obtida no processo seletivo do vestibular. Esta nota deverá ser superior ao ponto de corte em vigência para o curso solicitado. O aluno deve estar atento ao período determinado no calendário acadêmico para solicitação junto a SEGEN.

OBS: Esta transferência interna exclui o curso de Medicina.

Transferência Externa: A Transferência Externa trata-se da saída acadêmica do aluno do UNIPÊ, para a continuação de seus estudos em outra instituição. O processo de transferência de matrícula de alunos atende às exigências da Portaria Ministerial n° 230, de 09 de março de 2007. A Guia de Transferência será enviada após a autorização, por escrito, do aluno ou do seu representante legal.

MUDANÇAS DE CURSO, HABILITAÇÃO OU TURNO

A solicitação de mudança de curso de graduação, habilitação ou turno é permitida ao aluno regularmente matriculado, condicionada à disponibilidade de vagas, em atendimento ao Art. 31, §2º, do Regimento Geral do UNIPÊ.

No caso de solicitação de mudança de curso, deve-se considerar a nota obtida no processo seletivo vestibular. Esta nota deverá ser superior ao ponto de corte em vigência para o curso solicitado.

Mais Informações:

Secretaria Geral de Ensino – SEGEN