Manual do Professor - ENADE

O ENADE é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004 e um dos pilares de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SIANES). Sendo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES.

Tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, bem como as habilidades e competências dos respectivos cursos de graduação no âmbito específico de sua profissão, pertinentes à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. O Enade Acontece a cada 03 (três) anos, conforme o ciclo avaliativo proposto pelo INEP.

Manual-do-professor-enade-Unipê

O Unipê entende que o resultado do desempenho dos estudantes é construído ao longo do curso e aborda toda a dedicação e comprometimento de todos os responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem: o professor, o coordenador, a família, o Unipê e o aluno. Assim não se trata apenas de mensurar e/ou avaliar os conteúdos de conhecimentos específicos e de formação geral e sim de todas as relações implícitas no processo de aprendizagem do aluno. Com isso o (a):

Estas relações contribuem diretamente no resultado da prova. Assim, cada ator inserido na sua realidade propõem ações voltadas para o Enade e consequentemente auxiliam na qualidade da aprendizagem.

Para maiores informações acesse o link: http://unipe.br/enade/