Manual do Professor - Aproveitamento de Estudos (Dispensa de Componente Curricular/ disciplina)

O Aproveitamento de Estudos compreende a dispensa de Componentes Curriculares já cursados anteriormente pelos alunos e que logrou aprovação.

A solicitação de aproveitamento de estudos deve ser feita à SEGEN, obedecendo as datas indicadas no Calendário Universitário. O Plano de Ensino deve conter, sem rasuras, o nome do Componente Curricular, o semestre em que foi ministrado e sua carga horária, conforme os dados registrados no respectivo histórico escolar.

Somente será analisado o pedido de aproveitamento de estudos quando o Componente Curricular tiver sido cursado em curso superior de graduação, com a mesma carga horária ou, excepcionalmente, com a diferença máxima de 20 (vinte) horas a menos do que a carga horária do Componente Curricular do UNIPÊ.

Se o professor responsável pela análise do pedido de aproveitamento propuser uma complementação de conteúdo e/ou da carga horária, tal complementação deve ser concluída no mesmo semestre em que o parecer foi emitido, sob pena de cancelamento do referido parecer. A complementação de conteúdo deve ser de, no máximo, 1 (uma) unidade.

O aluno terá que obter nota igual ou superior a 5 (cinco) no exercício de verificação indicado no parecer, para que possa ter o seu pedido aprovado. Serão automaticamente reconhecidos os créditos do Componente Curricular que tiver sido cursado no UNIPÊ até, no máximo, 4 (quatro) semestres anteriores.

Maiores informações:   RESOLUÇÃO –  GP Nº 04/93 e Instrução Normativa 11/2013.