Manual do Aluno - Sistema de Avaliação da Aprendizagem

• Definição de Avaliação da Aprendizagem para o UNIPÊ

A avaliação da aprendizagem no UNIPÊ é entendida como importante estratégia para a construção de conhecimentos, atitudes e valores necessários à formação do aluno. Deve ser processual, contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, buscando o desenvolvimento de competências e habilidades constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais específicas de cada curso e dar-se-á por meio de instrumentos de avaliação da aprendizagem utilizados pelo professor.

Por instrumentos de avaliação da aprendizagem entendem-se as formas e os critérios utilizados pelo professor para avaliar a aprendizagem demonstrada pelo aluno nas modalidades de ensino presencial e semipresencial. Os seguintes instrumentos de avaliação podem ser empregados:

I – apresentação oral; II – seminário;

III – estudo de caso; IV – entrevista;

V – prova escrita, com questão dissertativa e/ou objetiva; VI – prova oral;

VII – prova prática; VIII – portfólio;

IX- autoavaliação;

X – relatório de pesquisa, de experiência, de prática, de estágio; XI – trabalho e produção escrita, individual e coletiva;

XII – atividade prática – laboratório, escola modelo e clínica; e

XIII – outro instrumento, conforme pertinente ao curso.

Serão realizadas três avaliações da aprendizagem, realizadas ao longo do semestre letivo, ressalvadas as avaliações voltadas para o estágio supervisionado, a prática curricular e/ou a prática de ensino, trabalho de conclusão de curso, em suas diversas modalidades, que devem obedecer à regulamentação própria de cada curso.

Os conteúdos a serem avaliados na 2ª e na 3ª avaliações serão cumulativos. Os conteúdos para a 2ª avaliação devem englobar também os conteúdos da 1ª avaliação e a 3ª avaliação deve englobar também os conteúdos das 1ª e 2ª avaliações.

O aluno poderá faltar apenas um, dos dois primeiros instrumentos de avaliação da aprendizagem.

O 3º (terceiro) instrumento de avaliação da aprendizagem é obrigatório.

Será considerado aprovado por média, em cada componente curricular, o aluno que tiver frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das atividades didáticas realizadas (aulas e provas) no período letivo, e que obtiver média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nos exercícios escolares.

Para o cálculo da média parcial do aluno será considerada a média aritmética de duas notas: a maior entre as notas das duas primeiras avaliações e a nota da 3ª avaliação da aprendizagem.

Mais informações na Resolução CONSEPE nº 40/2014.

• Orientações sobre comentários das Avaliações de Aprendizagem

No período compreendido entre a data de realização da avaliação de aprendizagem e a data do lançamento das notas e faltas no Sistema Acadêmico, o professor deve explicitar os procedimentos utilizados na sua avaliação, de forma presencial ou virtual, disponibilizando a prova e/ou demais instrumentos, se solicitados pelos alunos, para análise dos seus erros e acertos.

SOBRE PEDIDOS DE REVISÃO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Após a apresentação dos resultados da verificação da aprendizagem e dos comentários sobre a avaliação, se o discente entender equivocada a correção poderá interpor recurso, pelo Sistema Acadêmico, com clara justificativa, a ser dirigido ao Coordenador do Curso e julgado pelo próprio docente da unidade curricular, observando-se os seguintes prazos:

1) 02 (dois) dias letivos, a partir da divulgação das notas pelo docente no Sistema Acadêmico para a 1ª e 2ª avaliações de aprendizagem.

2) 01 (um) dia letivo, a partir da divulgação das notas pelo docente no Sistema Acadêmico para a 3ª avaliação de aprendizagem.

SOBRE REPOSIÇÕES (Situação Específica para o Curso de Direito)

O aluno pode faltar no máximo uma avaliação da aprendizagem com direito a sua reposição. E a reposição, quando necessária, será realizada após a conclusão da 3ª avaliação da aprendizagem.

PENALIDADES PARA O ALUNO “FILÃO”

O aluno flagrado burlando a sua avaliação da aprendizagem com uso indevido de papel escrito ou impresso ou equipamento eletrônico terá seu instrumento de avaliação recolhido pelo professor, não podendo mais dar continuidade a esta atividade, atribuindo-se nota zero na avaliação respectiva.

As penalidades disciplinares, tais como improbidade na execução de trabalhos acadêmicos e de prática de ato incompatível com a dignidade acadêmica, identificação de plágio, constatação de “fila” pelo aluno, entre outras, serão aplicadas conforme a Resolução de Sanções Específicas para o regime disciplinar discente do UNIPÊ.

Mais informações acesse a RESOLUÇÃO NORMATIVA