Estágios Obrigatórios e Não Obrigatórios - UNIPÊ
Atendimento via chat

Manual do Aluno - Estágios Obrigatórios e Não Obrigatórios

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das Diretrizes Curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

• Estágios Obrigatórios
  • Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Estágios Não Obrigatórios
  • Trata-se de uma forma de oferecer oportunidades para o aluno vivenciar experiências direcionadas e áreas afins do seu curso de formação.Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

No unipe.br/estágio o aluno poderá encontrar divulgação de vagas e processos seletivos, documentos necessários para formalização de estágios, como modelo de Termo de Compromisso de Estágio, Plano de Atividades e Relatório Semestral, além do fluxo de estágio não-obrigatório e a Lei 11.788/2008. O espaço possui ainda, um link para cadastro do aluno estagiário visando o recebimento de crachá de identificação (somente para estágios obrigatórios), bem como formulário para que o aluno possa manter contato direto com a Comissão.