Manual do Aluno - Aproveitamento de Estudos ou Dispensa de Componente Curricular

Dispensa de Componente Curricular / Aproveitamento de Estudos

O Aproveitamento de Estudos compreende a dispensa de Componentes Curriculares já cursados anteriormente pelos alunos e que logrou aprovação.

A solicitação de aproveitamento de estudos deve ser feita à SEGEN, obedecendo às datas indicadas no Calendário Acadêmico. O Plano de Ensino deve conter, sem rasuras, o nome do Componente Curricular, o semestre em que foi ministrado e sua carga horária, conforme os dados registrados no respectivo histórico escolar.

Somente será analisado o pedido de aproveitamento de estudos quando o Componente Curricular tiver sido cursado em curso superior de graduação, com a mesma carga horária ou, excepcionalmente, com a diferença máxima de 20 (vinte) horas a menos do que a carga horária do Componente Curricular do UNIPÊ.

O pedido poderá ser deferido, indeferido ou com complementação de conteúdo e/ou da carga horária. Esta complementação deve ser concluída no mesmo semestre em que o parecer foi emitido, sob pena de cancelamento do referido parecer. A complementação de conteúdo deve ser de, no máximo, 1 (uma) unidade.

O aluno terá que obter nota igual ou superior a 5 (cinco) no exercício de verificação indicado no parecer, para que possa ter o seu pedido aprovado. Serão automaticamente reconhecidos os créditos do Componente Curricular que tiver sido cursado no UNIPÊ até, no máximo, 4 (quatro) semestres anteriores.

Mais informações: RESOLUÇÃO – GP Nº 04/93 e Instrução Normativa 11/2013