Autoavaliação no Unipê

Autoavaliação no UNIPÊ

A autoavaliação é uma prática iniciada no UNIPÊ nos anos 90, quando começaram a ser feitas as avaliações acadêmicas com os docentes e discentes. Desde então, conduzida pela Coordenadoria Geral de Avaliação Institucional – CGA, a Instituição desenvolve em caráter permanente o processo de autoavaliação, conforme relatado no Plano de Avaliação Institucional -PAI, documento autônomo, anexo ao PDI.

Ações fundamentais de preparação da autoavaliação institucional têm sido realizadas no UNIPÊ, integrando-se ao seu calendário acadêmico, a avaliação acadêmica, envolvendo docentes e discentes. Esta avaliação consiste na aplicação de questionários, no segundo período letivo de cada ano, cujas respostas são apuradas e trabalhadas estatisticamente. Os resultados das avaliações são apresentados em relatórios dedicados às coordenadorias de curso e relatórios globais, que sistematizam os dados de todos os cursos, que são encaminhados aos gestores da academia. Esses relatórios, entre outros, integram a autoavaliação institucional.

A partir de 2014, com a instituição do SINAES, o UNIPÊ vem ajustando as suas atividades de avaliação às diretrizes e normas desse novo sistema, atenta aos processos macros da autovaliação institucional, das avaliações de cursos e do Exame Nacional Desempenho dos Estudantes – ENADE. Os dados consolidados nos relatórios de autoavaliação elaborados anualmente pela CPA, são insumos importantes nos planejamentos dos cursos e institucional. Suas análises ensejam formulações de ações e metas, tanto na área acadêmica quanto na administrativa, a serem propostas para execução pela comunidade universitária.

O processo de autoavaliação conforme o SINAES exige o envolvimento de todos os segmentos do corpo social e novos investimentos na coleta, sistematização e análise dos dados necessários às avaliações das dimensões exigidas pelo SINAES. Ressaltam-se a importância da realização de balanços críticos, quanto aos resultados apresentados nos relatórios, e a meta-avaliação como ações necessárias para a credibilidade e legitimidade do processo de autoavaliação.

Índice Geral de Cursos do UNIPÊ

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Em 2015 o IGC do UNIPÊ recebeu Conceito 3 (valor contínuo do IGC igual a 2.5427).

 

 

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