Fisioterapia Graduação - Bacharelado

você está em Principal > Fisioterapia > Blog

Categoria por Fisioterapia

CIRURGIA E FISIOTERAPIA DEVOLVEM MOVIMENTO DA MÃO EM LESADO MEDULAR

Cirurgiões da Universidade de Washington School of Medicine em St. Louis conseguiram restaurar algumas funções da mão de um paciente tetraplégico com lesão da medula espinhal na vértebra C7, o menor osso do pescoço. Em vez de operar na coluna, os cirurgiões redirecionaram nervos que trabalham na parte superior dos braços. Esses nervos ainda são conectados com o cérebro.

Após a cirurgia, realizada em Barnes-Jewish Hospital, e um ano de fisioterapia intensiva, o paciente recuperou algumas funções da mão, especificamente a capacidade de dobrar o polegar e o dedo indicador. Ele agora pode se alimentar e escrever com a assistência.

O estudo de caso, publicado online no Journal of Neurosurgery, é, para conhecimento dos autores, o primeiro caso relatado de restauração da capacidade de flexionar o polegar e o dedo indicador, após uma lesão medular.

“Este procedimento não é usual para o tratamento de tetraplegia, porque não tentamos restaurar a medula espinhal, onde é a lesão”, diz o cirurgião Ida K. Fox, MD, professor assistente de cirurgia plástica e reconstrutiva da Universidade de Washington, que trata pacientes em Barnes-Jewish Hospital. “Em vez disso, nós saímos para onde sabemos que as coisas funcionam – neste caso o cotovelo – para que possamos pedir nervos lá e redireciona-los a dar a função da mão.”

Embora os pacientes com lesão medular a nível C6 e C7 não tenham a função da mão, eles têm no ombro, cotovelo e pulso alguma função, pois os nervos associados anexam à medula espinhal acima da lesão e ligam ao cérebro. Uma vez que o cirurgião explora esses nervos, a técnica não irá beneficiar os pacientes que perderam toda a função do braço devido a lesões mais altas – em vértebras C1 a C5.

A cirurgia foi desenvolvida e realizada pelo estudo do autor sênior Susan E. Mackinnon, MD, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Universidade de Washington School of Medicine. Especializando-se em lesões de nervos periféricos, ela foi pioneira em cirurgias semelhantes para retornar a função de MMSS e MMII lesionados.

Mackinnon originalmente desenvolveu este procedimento para pacientes com lesões do MMSS especificamente para nervos danificados, a fim de fornecem a capacidade de flexionar o polegar e dedo indicador. Esta é a primeira vez que a técnica foi aplicada.

“Muitas vezes esses pacientes dizem que gostariam de ser capazes de fazer coisas muito simples”, diz Fox. “Eles dizem que gostariam de ser capazes de se alimentar ou escrever sem assistência. Se nós conseguirmos restaurar a capacidade de preensão, entre o polegar e dedo indicador, ele pode retornar alguma independência básico.”

Mackinnon adverte que a função da mão restaurada para o paciente não foi instantânea e foi necessário fisioterapia intensiva, diz ela.

Embora este estudo relate apenas um caso, Mackinnon e seus colegas não comentam que o tratamento de paciente com lesão da medula espinhal semelhante deva ser feito com a técnica de transferência de nervo. Este paciente foi submetido a cirurgia de quase dois anos após sua lesão. Enquanto o nervo permanece ligado ao suporte e nutrição da medula espinhal, embora já não “converse” com o cérebro, o nervo e seu músculo associado se mantiveram saudáveis, mesmo anos após a lesão.

“A medula espinhal é o centro de controle para os nervos, que funciona como um “emaranhado” todo o caminho até as pontas dos dedos das mãos e as pontas dos dedos dos pés”, diz Mackinnon, o Sydney M. Shoenberg Jr. e Robert H. Shoenberg Professor e diretor da Escola de Medicina Centro para lesão nervosa e Paralisia. “Mesmo os nervos abaixo da lesão permanecem saudáveis, porque eles ainda estão ligados à medula espinhal. O problema é que esses nervos já não “conversam” com o cérebro.”

“Esta não é uma cirurgia particularmente cara ou muito complexo”, diz Mackinnon. “Não é um transplante de mão ou de rosto, por exemplo. É algo que gostaríamos que outros cirurgiões fizessem.”

Você pode encontrar a matéria original nesse endereço eletrônico: http://fisioterapia.com/noticias/imprimir/482

Por: Luke Alencar

Blogueiro Oficial

Sessões do Blog