Fisioterapia Graduação - Bacharelado

você está em Principal > Fisioterapia > Blog

out

Categoria por Fisioterapia

MENTE E CORPO: ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO CENTRO DE APOIO PSICOSSOCIAL (CAPS)

A sigla CAPS significa Centro de Atenção Psicossocial. Trata-se de um serviço de saúde mental que cuida de pessoas com transtornos mentais graves (psicoses e neuroses graves), cujos quadros clínicos justifiquem sua permanência em um serviço de cuidado intensivo, diário e continuado (semelhante a um Hospital Dia). Ao buscar o tratamento no CAPS o usuário deve estar acompanhado de um familiar. Chegando ao serviço, o usuário é submetido à triagem, momento no qual é acolhido por um técnico de saúde mental que, após escutá-lo, avalia junto à equipe se o usuário apresenta perfil para ser atendido no CAPS. Em caso positivo, o usuário será admitido no serviço. Os usuários admitidos são assistidos no CAPS de um a cinco dias por semana, em um ou dois turnos, dependendo de suas necessidades clínicas. A assistência é, portanto, diária, continuada e basicamente através de atividades grupais. No município de Cabedelo- PB o horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.  O público alvo são adolescentes e adultos que freqüentam situações de grande sofrimento psíquico (crises), especialmente os portadores de psicoses e neuroses graves. Diante desta situação, os discentes de fisioterapia do 7° período do UNIPÊ junto a sua supervisora do Estágio Comunitário Integrado (ECI) desenvolveram um programa de atividades para serem realizadas no CAPS II, que fica localizado na área de abrangência do PSF de Camalaú, objetivando principalmente maior sociabilização entre os usuários, bem como, melhor qualidade de vida. As atividades são realizadas na quinta-feira às 10 hs da manhã, com duração de 50 minutos.

Dentre as diversas atividades programadas para este semestre, os discentes iniciaram a implantação da Escola de posturas, visto que muitos relataram sentir “dores e problemas na coluna”. Trata-se de um método de prevenção e reabilitação alternativo, com o objetivo de corrigir ou melhorar a postura dos indivíduos nas AVDs, aliviar a dor nas costas, realizado em grupo, o que além de estimular o indivíduo fisicamente, também o mantém mentalmente e socialmente ativo, melhorando a sua qualidade de vida. Além de orientações posturais, os mesmos executam exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento, sempre associado a música.

Rachel Cavalcanti Fonsêca

Fisioterapeuta e Docente do Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ

Sessões do Blog

Como está o meu site?