Comissão de Estágio Institucional

O que é estágio?

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.

 

O que é estágio obrigatório?

É o estágio definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma. (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).

O estágio supervisionado é o contato do aluno com as atividades práticas de sua profissão. Nele você vai vivenciar os conhecimentos adquiridos na sala de aula e, assim, desenvolver as competências e habilidades necessárias para atender as exigências do mercado de trabalho.

Por que é obrigatório e supervisionado? O estágio obrigatório é uma unidade curricular, eminentemente prática, que prepara o aluno para exercer sua profissão.  A supervisão de um professor facilita o processo de aprendizagem do aluno e garante a excelência e a fixação dos conteúdos e atividades propostas.

 

O que é estágio não obrigatório?

É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. (§2º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).

O estágio não obrigatório é complementar. Com ele, o estudante tem a oportunidade de vivenciar, na prática, o ambiente corporativo. As atividades desempenhadas nesta etapa o ajudarão no desenvolvimento de habilidades e competências que ampliarão sua visão profissional.

Vale lembrar que o estágio não obrigatório só pode ser legalizado se o aluno estiver regularmente matriculado em instituição de ensino.

 

Qual a função da COESI?

A Comissão de Estágio Institucional – COESI é o setor responsável pela definição geral dos processos e regras acadêmicas relativas ao estágio, além de realizar a verificação da documentação apresentada pelos estudantes, devendo zelar pelo cumprimento dos requisitos legais prescritos na Lei de 11.788/2008.

 

Documentos importantes

– Fluxo de Estágio

– Lei 11.788/2008 – Dispõe sobe o estágio de estudantes.

– Cartilha Esclarecedora sobre Lei do Estágio do Ministério do Trabalho e Emprego.

– Termo de Compromisso e Plano de Estágio

– Relatório Semestral de Atividades

– Termo de Rescisão

 

Crachás de identificação

FIQUE ATENTO(A): A partir de 2017.1, todos os alunos(as) em estágio obrigatório receberão crachás de identificação, sendo obrigatório o seu uso. Confira o regulamento!

 

Atualize seus dados

 

Quer saber um pouco mais sobre estágio? Fale conosco a qualquer instante pelo formulário abaixo ou ligue: 2106-9269.

 

Formulário de contato

Os campos marcados com um * são obrigatórios