Você manda bem no ENADE e o Unipê te leva para Boston

O que é ENADE

As provas do ENADE ocorrem a cada 3 anos e são aplicadas aos estudantes concluintes dos cursos de graduação das áreas analisadas.

O exame conta com questões discursivas e de múltipla escolha, englobando conhecimento geral e específico de cada área, cujo objetivo é verificar o aprendizado dos conteúdos, das competências e das habilidades necessárias para o exercício da profissão escolhida.


A prova do ENADE conta com questões discursivas e de múltipla escolha sobre conhecimento geral e específico de cada área. A primeira parte da prova é igual para todos os cursos e exige conhecimentos gerais e atualidades. São questões sobre cidadania, ética, arte, literatura, globalização e sustentabilidade. Já a segunda parte, que traz perguntas específicas, está diretamente relacionada à grade curricular de cada curso. O objetivo dessa prova é verificar o aprendizado dos conteúdos, das habilidades e das competências necessárias para o exercício da profissão escolhida.

Quem deve fazer o ENADE?

Alunos com expectativa de conclusão do curso até Julho de 2017

- Estudantes que dos cursos de bacharelado ou licenciatura que tenham expectativa de conclusão do curso prevista até julho de 2018 ou que tenham cumprido a partir de 80% da carga horária mínima do curso até o fim das inscrições para o exame;
- Estudantes dos cursos superiores de tecnologia que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária de seu curso até o fim das inscrições para o ENADE 2017;
- Os estudantes que iniciaram o curso em 2017, e que estejam devidamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do curso concluída precisarão apenas ser inscritos, mas não farão provas. Além disto, não precisam se preocupar com a inscrição, pois é responsabilidade da IES.

Manual do estudante
  • CURSOS AVALIADOS 2017:

    ● ARQUITETURA E URBANISMO

    ● ENGENHARIA CIVIL

    ● CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

    ● EDUCAÇÃO FÍSICA

    ● REDES DE COMPUTADORES

    ● GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

  • CURSOS AVALIADOS 2016:

    ● ODONTOLOGIA

    ● FISIOTERAPIA

    ● FONOAUDIOLOGIA

    ● ENFERMAGEM

    ● EDUCAÇÃO FÍSICA

    ● GESTÃO AMBIENTAL

  • CURSOS AVALIADOS 2015:

    ● ADMINISTRAÇÃO

    ● CIÊNCIAS CONTÁBEIS

    ● DIREITO

    ● DESIGN DE MODA

    ● GESTÃO FINANCEIRA

    ● GESTÃO PÚBLICA

    ● GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

    ● LOGÍSTICA

    ● MARKETING

    ● PSICOLOGIA

Depoimento do aluno ENADE

Camila Maranhão
Curso de Moda

O apoio de professores, coordenadores e da comissão do Enade foi imprescindível para nós. Tivemos palestras desde o período passado sobre o exame, o que ele é, qual a importância, e aí começamos a fazer simulados, tivemos aulas extras para fazer revisão das disciplinas para realizar a prova. Foi muito importante o apoio da Instituição para nós entendermos essa questão do Enade. Foi levado bem a sério.

Paulo Nogueira Pereira
Curso de Direito

Para mim a prova do ENADE é muito importante. Afinal, é preciso ter consciência de que ela não avalia só a faculdade, ela é benéfica também para todos os seus estudantes. Avaliando bem a sua faculdade, você está transformando o seu currículo. O Unipê é um boa faculdade, muito bem avaliada, e também por isso é importante levar o ENADE a sério.

Por que mandar bem no ENADE?

A avaliação constante do nível de conhecimento dos alunos de cada curso serve de norte para a Instituição identificar os principais aspectos e dificuldade que os estudantes encontraram durante o curso e assim buscar soluções para melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, a nota do curso. O ENADE, juntamente com outros instrumentos de avaliação do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), busca garantir aos alunos a maior eficiência nos cursos de graduação. Esse exame proporciona as Instituições de Ensino Superior uma busca constante por qualidade e apontam soluções, seja de adequação dos componentes curriculares ou a reestruturação de matrizes de acordo com as necessidades atuais do profissional a que se objetiva formar. Ok. Mas, por que mandar bem no ENADE?
Faq

Faça a prova do ENADE pensando sempre nos benefícios a longo prazo. Lembre-se: você carregará por muito tempo o nome daquela universidade em seu currículo, por isso, é do seu interesse manter sempre que possível uma boa avaliação nesse exame.

Você manda bem no ENADE e o Unipê te leva para Boston

Viagem para EUA

Viagem para EUA

O Unipê enviará, a título de premiação, os 06 (seis) alunos que obtiverem as maiores notas no ENADE 2016 (sendo 01 aluno por curso) para uma viagem de 05 (cinco) dias à cidade de Boston, Massachusetts (Estados Unidos).

Dica: Atualize seu visto e passaporte, pois em breve você pode ir para Boston!

Curso de Inglês

Curso de Inglês

Durante a viagem, os ganhadores participarão de aulas de Inglês na EF, além de visitas técnicas à Universidade Harvard e ao MIT, sob a coordenação de um Tutor Institucional.

Dica: Esta é uma ótima oportunidade para treinar a fluência no idioma.

Despesas pagas

Despesas pagas

O Unipê arcará com as despesas relativas à passagem, hospedagem, seguro-viagem e translado da programação oficial, exclusivamente, para os alunos premiados.

Atenção: O Unipê não arcará com os custos de passaporte, visto e alimentação. Fique atento e se organize com antecedência!

Fique por dentro

Últimas Notícias

FAQ Faq

Quem deve fazer o ENADE?

Estão habilitados a participar do ENADE todos os estudantes concluintes das áreas e cursos a serem avaliados. São considerados concluintes os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 (formandos do 2º semestre 2016 e do 1º semestre de 2017) ou que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo, e estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

Quem está dispensado do ENADE?

Estão dispensados do ENADE os estudantes dos cursos das áreas não selecionadas para análise. Ex: ENADE 2016 – Cursos analisados: EDUCAÇÃO FÍSICA; ENFERMAGEM; FISIOTERAPIA; FONOAUDIOLOGIA; ODONTOLOGIA; TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL
Todos os alunos dos outros cursos estão dispensados de realizar ENADE. Além desses, todos os estudantes dos cursos participantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2016 ou que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data da realização do Enade 2016, em instituição conveniada com a Universidade.

O ENADE é obrigatório?

Sim. Os alunos convocados que não comparecerem ao Exame estarão em situação irregular com a instituição de ensino e não poderão se formar. Para que possam participar da colação de grau e receber o seu diploma é preciso que esses alunos regularizem a sua situação e realizem a prova novamente em 3 anos.

Se o aluno faltar a prova, o que acontece?

Os alunos convocados que não comparecerem ao Exame estarão em situação irregular com a instituição de ensino e não poderão se formar. Para que possam participar da colação de grau e receber o seu diploma é preciso que esses alunos regularizem a sua situação e realizem a prova novamente em 3 anos.

Se o aluno for mal na prova, o que acontece?

Caso a sua nota e a dos seus colegas de turma não tenham atingido o mínimo aceitável para conceituar positivamente o seu curso, ele poderá perder credibilidade, assim como a sua formação. Isso refletirá negativamente em seu currículo, pois, como já deve saber, algumas empresas perguntam sobre a nota do ENADE, logo, aqueles que obtêm os melhores resultados se sobressaem.

Como é a prova do ENADE?

O ENADE é dividido em 4 etapas:

  • Questionário do estudante;
  • Questionário do coordenador(a) do curso;
  • Prova; e
  • Questionário de impressões dos estudantes sobre a prova.

A prova ENADE é constituída de questões de formação geral e formação específica, é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral (comum a todos os cursos) e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha, com pesos conforme seguem:

  • Formação Geral = 25%
  • Componente específico = 75%
Quando será o ENADE 2016?

DATA: 20/11/2016
HORÁRIO: Início às 13h (horário de Brasília) / 12h (horário local)
LOCAL: É informado pelo INEP após preenchimento do questionário socioeconômico.

Como são definidas as áreas que serão avaliadas no Enade?

O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

Quais áreas serão analisadas no ENADE 2016?

EDUCAÇÃO FÍSICA; ENFERMAGEM; FISIOTERAPIA; FONOAUDIOLOGIA; ODONTOLOGIA; TECNOLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL

O Questionário do Estudante ENADE é obrigatório?

Sim! O Questionário do Estudante ENADE 2016 é obrigatório ao aluno Enadista. O aluno que não preencher não poderá fazer a prova, ficando assim irregular com o ENADE não podendo colar grau.
Fique Ligado! O questionário estará aberto para preenchimento entre outubro e novembro de 2016!
O aluno deve preencher o questionário de forma consciente e para isto a Instituição promoverá ação para sanar qualquer dúvida que por ventura o aluno tenha na hora do preenchimento.

Continua com dúvidas?