II CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO


Vagas Limitadas

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Objetivo

Orientar a ação pedagógica do professor para a oferta do Atendimento Educacional Especializado, favorecendo a sua compreensão a respeito da importância da sua atuação no AEE para a implementação da atual política educacional inclusiva. Instrumentalizar o professor a partir de orientação que permita uma avaliação detalhada de todos os argumentos que interferem no ensino e na aprendizagem dos alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.

Público-alvo

Professores dos sistemas de ensino público e privado, do magistério à licenciatura; psicopedagogos e demais profissionais da educação de nível superior interessados em atuar com educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Diferenciais

Professoras-instrutoras academicamente certificadas pela UFPB e UFC/MEC e comprovada experiência teórico-prática na formação continuada de professores da rede pública de ensino para a oferta do AEE;

Curso fundamentado em bases teóricas, metodológicas e práticas que se relacionam com a prática educacional inclusiva e as tendências atuais da Educação Especial, segundo a legislação do MEC;

Certificado emitido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Educação Continuada do UNIPÊ.

Detalhes do curso

Início das aulas

  • 03-03-2018

Duração

  • 5 encontros com duração de 8 horas cada.

Número de vagas

  • 30 vagas

Data e horários

  • 03 e 17 de Março; 7 e 14 de Abril de 2018; 5 de Maio de 2018, das 8 às 17 horas.

Carga horária

  • 40 Horas

Investimento

  • R$150,00

Informações complementares

PROGRAMA DO CURSO:

- Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
- Atendimento Educacional Especializado (AEE);
- Público-alvo da Educação Especial: pessoas com deficiência, com transtorno global do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação;
- Recursos, serviços e estratégias de acessibilidade pedagógica e atitudinal que visam eliminar as barreiras no processo de escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial;
- Metodologia Colaborativa em Rede (Metodologia ACR);
- Estudo de Caso;
- Plano de AEE.

Será utilizada uma metodologia qualitativa do tipo Estudo do Relato de Caso, pautada na metodologia Aprendizagem Colaborativa em Rede (ACR), que é desenvolvida em etapas que incluem trabalhos individuais e coletivos. As etapas da metodologia Aprendizagem Colaborativas em Rede (ACR) compreendem a elaboração de estudos dirigidos, apresentação e discussão do problema, pesquisas de outras fontes, propostas de soluções para o problema, elaboração de um plano de atendimento, socialização, reelaboração da solução do problema e do plano de atendimento e uma auto avaliação.