Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Exterior

Como Funciona

O GEACE é um Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Exterior que existe desde de 2015 no Unipê. O objetivo do grupo é preparar estudantes de Direito para atuarem na mais inovadora especialidade da profissão jurídica contemporânea: a Arbitragem.
No subgrupo de Arbitragem Internacional, o estudante também se prepara para operar na área do Direito Internacional, pois estudam a Convenção de Viena Sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG). 
O GEACE fornece ao aluno toda a bibliografia necessária para começar a estudar Arbitragem e também promove debates e treina os participantes para participarem das competições. Os "coaches" acompanham a preparação desde a entrada no GEACE até o dia final das competições.
Pode-se ainda mencionar que durante uma competição, além de praticar advocacia e atuar em Arbitragem, o estudante desenvolve habilidades de oratória, argumentação e postura perante um Tribunal. E na competição internacional, o aluno aperfeiçoa seu domínio oral e escrito do idioma oficial do evento, o Inglês.
Ressalte-se, ainda, que as melhores universidades do Brasil e do mundo, além dos mais renomados autores e profissionais da Arbitragem, participam dessas competições. Logo, tanto o evento nacional quanto o internacional são excelentes oportunidades de "networking".
Para participar do grupo, basta ser estudantes da Instituição. Contudo, profissionais ( como advogados e Juízes) e estudantes de outras universidades são admitidos como ouvintes.

 
Como Funciona

COMO FUNCIONA O GRUPO DE ESTUDO?


O grupo se reúne quinzenalmente, no próprio UNIPÊ, na sala da Câmara de Arbitragem e Mediação (sala D78). Também usada para reuniões do grupo e para treinamento dos estudantes para as competições.
A cada reunião, um dos participantes é sorteado, para apresentar suas percepções a respeito de um texto ou livro enviado previamente.
Nesses encontros, cada estudante entrega um fichamento do trecho lido, e pode ser sorteado para apresentar suas ideias ao grupo, recebendo comentários dos "coaches" e dos outros participantes. Vale lembrar que o formato do fichamento fica a critério de cada participante.
     

Quero fazer parte do GEACE!

Depoimentos

O Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Exterior tem sido uma experiência magnífica na minha vida acadêmica. Estar aprendendo temas tão importantes como são a Arbitragem e o Comércio Exterior ao lado de grandes professores como Napoleão Casado e Henrique Lenon e ainda com a oportunidade de por este conhecimento em prática em grandes competições internacionais será, sem dúvida, um diferencial na minha carreira.

Matheus Jeruel Fernandes Catão

    Continua com dúvidas?