Centro de informação: Tudo que você precisa saber sobre empréstimo e devolução de livros

biblioteca_externa

Estamos nos aproximando do fim de mais um semestre, e com ele a chegada das tão temidas provas finais, não é mesmo? Sabemos que esse período é complicado para os alunos. É muita matéria para rever em pouco tempo disponível entre aulas, lazer e trabalho. Entendemos bem os desafios do seu dia a dia. Por isso, procuramos constantemente criar soluções para a sua vida acadêmica.

Pensando nesse intenso período de estudos, organizamos para você 5 dicas sobre os processos de empréstimo e devolução de livros no Centro de Informação (Biblioteca) do Unipê. Essas orientações irão facilitar muito a sua vida e auxiliar na hora de selecionar os materiais necessários para o seu estudo.

1. É necessária a apresentação de um documento com foto

Para garantir a segurança das movimentações dos materiais do nosso Centro de Informação (Biblioteca), é necessário que você apresente um documento com foto sempre que pegar ou devolver um livro.

Esse documento pode ser a sua identidade, a sua carteira de motorista, passaporte ou até mesmo sua carteira de trabalho. O importante é identificar os alunos que estão adquirindo ou devolvendo os materiais.

2. Seu colega de classe pode fazer a devolução de um livro para você

Está sem tempo para devolver aquele livro que pegou emprestado na semana passada? Peça para um colega de classe, ou um amigo de outro curso, para entregar esse material no Centro de Informação (Biblioteca) para você.

Para que seu colega devolva o material para você, basta que ele apresente um documento com foto para um dos nossos colaboradores no setor de Devolução. Ao final dessa movimentação, você receberá um e-mail notificando que a entrega do material foi realizada pelo seu colega.

3. Para não pagar multa por atraso, renove seus títulos online

No Centro de Informação (Biblioteca) do Unipê, você pode renovar seus títulos quantas vezes precisar. Ao solicitar o empréstimo de um livro ou material, você tem até 15 dias para concluir seus estudos. Porém, se esse tempo não for  suficiente, você poderá renovar o empréstimo por mais 15 dias, quantas vezes achar necessário.

Mas, fique ligado! Caso o material que você deseja seja reservado por outra pessoa, é preciso que o mesmo seja devolvido dentro do prazo, ok? E lembre-se: a multa por atraso da entrega é de R$ 1,00 por dia.

Por isso, recomendamos que você renove, ou reserve, seus títulos constantemente utilizando nosso serviço online. Para isso, basta acessar o seu sistema acadêmico com o número de matrícula e senha, clicar na aba Biblioteca e acessar suas movimentações.

4. Alunos concluintes possuem vantagens exclusivas

Já está em busca de materiais para elaborar o seu trabalho de conclusão de curso? No Centro de Informação (Biblioteca) você tem vantagens exclusivas para acessar os materiais que precisa para embasar os seus estudos. No Unipê, o aluno concluinte pode locar até 10 títulos diferentes e estender o seu prazo de devolução por até 30 dias.

Lembre-se: para renovar sua matrícula no próximo semestre ou caso esteja perto de concluir o seu curso, você precisará sanar quaisquer pendências que estejam em seu nome, inclusive referentes a empréstimos de livros. Caso  contrário, você ficará impossibilitado de cursar o próximo semestre e até mesmo, caso seja um aluno concluinte, receber o seu diploma na colação de grau.

5. Todas as movimentações são enviadas por e-mail

Todas as movimentações realizadas por você – empréstimo, renovação, devolução, reserva – são enviadas para o seu e-mail. Por isso, é importante que  você mantenha o seu cadastro sempre atualizado na Segen.

Vale lembrar que essas notificações ajudam a organizar suas solicitações no Centro de Informação (Biblioteca). Caso você receba uma solicitação que não tenha efetuado, desconfie. Entre em contato, imediatamente, com os responsáveis pelo Centro de Informação, eles o ajudarão a encontrar a melhor solução.