Bases de dados: o que são e como elas podem ajudar nos meus estudos

  • 0
banner-biblioteca-1

Como você já pode ter notado, desde o início deste mês, que o nosso Centro de Informação, antiga Biblioteca Central, tem passado por pequenas mudanças para melhor atender as suas necessidades. Uma das principais mudanças está relacionada ao acesso aos conteúdos das Bases de Dados.

A partir de agora, você poderá acessar todo o material bibliográfico em qualquer lugar, no dispositivo que você desejar: notebook, tablet ou celular, e assim consumir uma grande variedade de livros e artigos para embasar ainda mais os seus trabalhos acadêmicos.

Ok. Mas, o que é a Base de Dados?

Você provavelmente já deve ter ouvido alguns de seus professores dizendo: “Para esse trabalho, recomento que vocês realizem suas pesquisas utilizando as nossas Bases de Dados”. Estou certo? Porém, sempre fica a dúvida: o que é Base de Dados? E por que ela é tão importante assim para os meus trabalhos?

Uma Base de Dados é um local que reúne centenas de materiais científicos nacionais e internacionais como: livros, revistas, e-books, periódicos, artigos, vídeos, áudios, resumos e muito mais. Seu objetivo é facilitar a busca do aluno por materiais complementares de estudo e pesquisa.

Sabemos que a internet – mais especificamente o Google – disponibiliza a todos uma quantidade absurda de dados e informações. Porém, as Bases de Dados são sinônimos de qualidade, por possuírem em seu acervo materiais mais completos, ideais para o estudo e/ou consulta para trabalhos acadêmicos.

Como os conteúdos das Bases de Dados podem ajudar nos meus estudos?

Com as Bases de Dados do Unipê você consegue acessar milhares de livros, revistas e artigos em formato digital. Você consegue realizar buscas simples, como por autores e títulos, e também buscas avançadas, refinando por assunto, editoras e data de publicação. Esses conteúdos ajudarão você a fundamentar seu ponto de vista, reforçar argumentos e dar mais credibilidade ao seu trabalho, artigo ou trabalho de conclusão de curso.

Além disso, você pode utilizar nossa Biblioteca Digital para aprofundar ou adquirir conhecimentos em outras áreas. Por exemplo, se você cursa Engenharia, mas deseja saber mais sobre legislação ou jurisprudência, você pode acessar os mais de 32,7 milhões de documentos em texto integral disponível em uma de nossas Bases de Dados, em mais de 13 idiomas diferentes.

Acesse todo esse material em qualquer lugar, no dispositivo que você desejar

A partir de agora será possível acessar, fora do ambiente acadêmico, todo o material bibliográfico disponível em nossa Biblioteca Digital. São milhares de e-books, vídeos, áudios, artigos e revistas que estarão disponíveis para você consumir em qualquer dispositivo – celular, tablet ou notebook – em qualquer lugar.

Você poderá estudar para provas, tirar dúvidas, fazer pesquisas e aprofundar o seu conhecimento em determinada área na sua casa, no seu trabalho, e até mesmo no ônibus, a caminho de casa ou em uma viagem. Para isso, basta acessar a nossa Biblioteca Virtual com o seu usuário e senha, criados no ato da matricula.