VII SAPIENS chega ao fim com uma palestra da reitora do UDF - UNIPÊ
Atendimento via chat
09/08/2018 15:48 pm

VII SAPIENS chega ao fim com uma palestra da reitora do UDF

Um orientador que mostra aos alunos o que eles devem fazer com o volume enorme de informações a que eles têm acesso todos os dias, permitindo a transformação dos dados em saberes, em conhecimentos que façam dos estudantes bons profissionais e bons cidadãos. Esse é o perfil de um professor 4.0, na opinião da reitora do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff. Ela ministrou uma palestra que marcou o encerramento da VII Semana de Atualização Pedagógica – SAPIENS.

A palestra aconteceu no dia 26 de julho. Na oportunidade, a convidada tratou do tema “Ensino Superior: desafios e inovações na era da Educação 4.0”. A cerimônia de encerramento da VII SAPIENS também contou com a apresentação do Coral Universitário do Unipê.

De acordo com a reitora do UDF, o perfil do professor moderno, que pretende garantir o desenvolvimento do aluno e uma aprendizagem significativa, mudou um pouco. “Estamos falando hoje, em pleno Século XXI, numa era que se fala de indústria 4.0, de educação 4.0. Exigem-se do professor novas competências para que ele possa desenvolver no aluno novas competências”, frisou.

Ela enfatizou que anteriormente, nos Séculos XIX, XX e início do Século XXI, o professor tinha que deter o conhecimento e repassar aos alunos. Atualmente, com a informação acessível, ela esclarece que o papel do docente mudou e o tornou um mediador no processo de aprendizagem dos estudantes.

“Com a revolução 4.0, a informação e o conhecimento estão acessíveis a todo mundo e a todo o momento. Então, o papel do professor para que haja uma aprendizagem significativa passa por uma complexidade maior do que apenas transmitir conhecimentos. Ele precisa fazer com que o aluno se encante, se envolva, saiba lidar com o conhecimento e transformar o conhecimento em saberes, para que o aluno possa estar preparado para lidar com o novo mercado, com as novas profissões”, explicou a profa. Beatriz Eckert-Hoff.

Sobre a SAPIENS

A Semana de Atualização Pedagógica tem o objetivo de ofertar a formação continuada aos docentes e gestores acadêmicos do Unipê, buscando inovações nas práticas de ensino, gestão, treinamento e revisão de procedimentos institucionais e partilha de boas práticas.

Esta última ação que integra os momentos da SAPIENS permite que os professores e coordenadores espalhem boas ideias para os demais colegas. São iniciativas de sucesso que acontecem dentro ou fora da sala de aula e que podem ser replicadas em outros componentes curriculares ou até mesmo em outros cursos.