Unipê premia práticas docentes apresentadas na VII Sapiens - UNIPÊ
Atendimento via chat
09/08/2018 15:35 pm

Unipê premia práticas docentes apresentadas na VII Sapiens

O Unipê premiou os docentes que apresentaram os 12 melhores projetos na Mostra de Boas Práticas Exitosas da VII Semana de Atualização Pedagógica – Sapiens. A premiação aconteceu no encerramento do evento, que ocorreu no dia 26 de julho, no Auditório Unipê.

Além de oferecer uma programação atrativa para a capacitação docente durante o evento, a Instituição abriu espaço para que bons exemplos fossem disseminados entre os professores e incentivou esta apresentação com prêmios em dinheiro, viagens e eletrodomésticos.

A prática melhor avaliada pelos organizadores foi apresentada pelos professores Marcos Aurélio Vasconcelos Lima Júnior e Laudenice de Lucena Pereira, do curso de Odontologia, e por Luis Manuel G. Miranda e Filipe Carvalho de Almeida, do Centro de Informação, Inovação e Cultura – CI. O projeto foi intitulado de Adoção de Manuais Aplicativos como Ferramenta de Aprendizagem e Auxílio nas Atividades Práticas em Odontologia.

O projeto que ficou em 1º lugar e recebeu uma TV de 32” consistiu na produção de material didático de apoio à aprendizagem feito em parceria com o Centro de Informação, Inovação e Cultura. Os produtos elaborados foram manuais voltados à padronização das atividades desenvolvidas na Clínica-Escola. Os documentos estabeleceram um consenso clínico e irão garantir a aprendizagem homogênea dos estudantes.

“Esta ação mobilizou vários professores e alunos, e alavancou as publicações no curso, gerando material publicado para engrandecer os currículos de alunos, docentes e da própria Instituição. Acreditamos que a ideia foi vista como uma saída importante a ser replicada em toda a Instituição”, comentou o coordenador do curso de Odontologia, prof. Marcos Vasconcelos.

A prática exitosa apresentada pelos professores Hugo Vieira Lucena de Souza, Thatyana Dias Guerra e Felipe Soares de Oliveira ficou em 2º lugar com o projeto Discussão Sobre Orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso Utilizando Gestão Baseada em Ciclos. O prêmio conferido foi de um cheque no valor de R$ 700.

A orientação baseada em ciclos apresentada no evento é uma prática adotada pelo prof. do curso de Ciência da Computação do Unipê Hugo Vieira. Segundo o docente, é uma estratégia que vem rendendo bons frutos ao longo dos últimos dois anos. “Dos 16 alunos orientados por mim, cerca de 80% foram aprovados com louvor nas bancas de TCC I e TCC II com médias acima de 9,0, o que indica um ganho acentuado no envolvimento dos alunos, no engajamento observado ao longo das reuniões e na qualidade dos trabalhos concluídos”, observou o prof. Hugo Vieira.

Qr Quiz: Uma Atividade de Gamificação na Sala de Aula

Em terceiro lugar, o projeto intitulado Qr Quiz: Uma Atividade de Gamificação na Sala de Aula, de autoria do prof. Walter Sarinho recebeu um cheque no valor de R$ 600. De acordo com o docente, a prática visa modificar a sala de aula para criar um ambiente gamificado que possibilita o aluno interagir com o novo cenário de forma assíncrona para promoção da aprendizagem.

“Foi possível perceber um grande envolvimento dos alunos nesta prática, mas para tentar ter uma percepção mais quantitativa, foi disponibilizado um formulário com duas perguntas para os alunos que participaram da experiência responderem. Foram coletadas respostas de nove duplas. A primeira perguntava o que o aluno tinha achado dessa experiência de gamificação. Foram dispostas várias opções de resposta entre ‘muito ruim’ e ‘sensacional’. As respostas variaram entre ‘muito bom’, ‘excelente’ e ‘sensacional’. A segunda pergunta solicitava sugestões de melhoria para esta experiência. Alguns alunos sugeriram brindes como chocolate, por exemplo. Outros sugeriram que as perguntas fossem objetivas ao invés das abertas. Outros sugeriram missões que tomam pontos de outras duplas”, contou o prof. Walter Sarinho.

A lista das premiações foi divulgada pelos organizadores da SAPIENS e podem ser conferidas neste link.