Coordenador do Unipê apresenta artigo em evento internacional - UNIPÊ
Atendimento via chat
09/08/2018 12:06 pm

Coordenador do Unipê apresenta artigo em evento internacional

O coordenador dos cursos de Administração e Logística do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, Yuri Laio Teixeira Veras Silva, apresentou um artigo na 19th International Conference on Artificial Intelligence in Education. O evento integrou, junto com a 13th International Conference of the Learning Science e a 5th Annual Conference on Learning at Scale o The London Festival of Learning, uma das maiores conferências de inteligência artificial em educação no mundo. A atividade ocorreu na cidade de Londres (Inglaterra), entre os dias 26 de junho e 1º de julho.

As conferências são apoiadas pela União Europeia e organizadas em conjunto pelas universidades de Cambridge e de Londres. O evento ocorreu no Institute of Education – University College London, com a temática “Simulação, Otimização e Inteligência Artificial na Gestão do Setor Educacional e no Processo de Aprendizagem”.

Sobre o artigo

O artigo do coordenador do Unipê é intitulado “A New Multiobjective Evolutionary Algorithm with Portfolio Selection Structure for University Course Timetabling Problems”. Conforme Laio, ele trata do desenvolvimento de métodos de otimização para problemáticas de timetabling em ambientes universitários, especialmente voltados para previsão de demanda, definição de horários de cursos e alocação docente em componentes curriculares.

“O estudo consistiu no desenvolvimento de uma metaheurística multiobjetivo inovadora na área de estudo, baseada em algoritmos evolucionários/populacionais. A abordagem permitiu a consideração de múltiplos objetivos distintos e conflitantes em um mesmo modelo matemático. Este modelo visa, simultaneamente, minimizar os custos totais para atendimento à demanda discente e maximizar o benefício efetivo da alocação docente em componentes, baseado em suas competências e motivação pessoal”, explicou.

O artigo foi submetido ao periódico “Expert Systems with Application” (Qualis A1) e encontra-se sob a avaliação do corpo revisor do journal.

Sobre o evento

A International Conference on Artificial Intelligence in Education foi organizada em conjunto pelas universidades de Cambridge e de Londres, com apoio da união europeia, e ocorreu no Institute of Education – University College London. O evento é considerado um dos mais importantes na área de otimização e IA em educação e, neste ano, ocorreu em conjunto com a 13th International Conference of the Learning Science e com a 5th Annual Conference Learning at Scale, em uma macro-organização denominada London Festival of Learning.

Estiveram presentes no evento gestores e pesquisadores de 92 países distintos, apresentando boas práticas e participando de workshops e mesas-redondas. As temáticas abordadas foram centradas em aplicação de inteligência artificial na gestão acadêmica e em metodologias ativas baseadas em gamificação para a tomada de decisão.

Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional e os cursos de Administração e Logística estão entre os disponíveis nesta seleção. Outros cursos também disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, tecnologia, jurídica e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal unipe.br/vestibular. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.