Obra de Afonso Pereira é relançada no Centro de Informação
Atendimento via chat
Atendimento via chat
20/06/2018 07:44 am

Obra de Afonso Pereira é relançada no Centro de Informação

O livro “Dos Deveres da Educação”, de Afonso Pereira da Silva, será relançado nesta quinta-feira (21), nos 47 anos do Unipê. Após 63 anos de seu lançamento, a obra do fundador do Unipê, reeditada, continua viva em meio à atual instabilidade política, econômica e histórica do Brasil. É o que diz a professora Bernardina Freire, vice-reitora da UFPB, no prefácio do livro.

Tomar a obra afonsiniana como premissa discursiva é sempre um desafio, sobretudo nas circunstâncias atuais de cortes e contingenciamentos dos recursos destinados à educação pública brasileira, desvalorização das atividades de pesquisa e de seus pesquisados”, escreve a professora no prefácio do livro.

Mesmo com mais de 63 anos, para Bernardina, a obra não “poderia ser mais providencial, mantendo inclusive a grafia de época com o objetivo primeiro de chamar à reflexão sobre o pensar de Afonso Pereira para além de seu tempo, ou melhor, o autor estava para além de um não tempo!”

Impressões de Bernardina Freire

“Ler em primeira mão seu primeiro livro publicado em 1953 e republicado em 2017, cujo texto confluiu para a situação da educação atual, torna-se necessário registrar a metamorfose por que passei a perceber o verdadeiro sentido da epígrafe introdutória: ‘A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a ouve’ (Michel de Montaigne)”, continua a vice-reitora da UFPB.

“Se aprendi ou ampliei minhas possibilidades indagativas, não respondo, pois deixo para que escutem o efetivo discurso do Educador Afonso Pereira, cuja matéria física não se encontra entre nós, mas deixa-nos grandes lições. Por essa razão, encerro trazendo que a Educação é a estratégia mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo”, afirma Bernardina.

O relançamento da obra vai acontecer na Sala de Leitura do Centro de Informação – CI do Unipê. Na oportunidade, a diretora de Patrimônio e Finanças do Unipê, professora Vera Medeiros, também lançará o livro “Lua Cheia – Haicai”, de sua autoria.

Serviço

Relançamento do livro “Dos Deveres da Educação”, de Afonso Pereira

Data: 21 de junho | Horário: 10h

Local: Sala de Leitura do Centro de Informação – CI do Unipê, no Campus da Instituição, em Água Fria, João Pessoa.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM