Atleta Unipê ganha 3 ouros para a Paraíba nos Jogos Paralímpicos Universitários 2018 - UNIPÊ
11/05/2018 18:11 pm

Com 20 anos e muita força no corpo e na mente, o velocista Ellivelton Pinto conquistou três ouros para a Paraíba no atletismo dos Jogos Paralímpicos Universitários 2018. Estudante de Educação Física no Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, Ellivelton venceu nas provas de 100m, 200m e salto em distância. Os resultados classificaram o estudante para o Parapan Universitário, que vai ocorrer no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 19 e 29 de julho deste ano. O Jogos Paralímpicos terminam hoje (11).

Já são sete anos de prática na modalidade, sendo três no estudantil e quatro anos no adulto, mas ele nunca participou de um evento desse porte. Esta é a primeira vez que o aluno-atleta participa dos Jogos. “Não foi tão difícil e também não foi tão fácil, porque eu sou o 2º do ranking brasileiro e o que está em primeiro no brasileiro não está nos universitários”, contou o aluno.

Ellivelton nasceu com pé torto congênito. Aos nove meses, ele passou por uma cirurgia para “aprumar o pé, pois eu pisava com a parte de cima dele”, disse. Hoje, o aluno-atleta está com o pé mais “aprumado” e continua com uma curva. Mas o amor e a identificação pelos esportes o fizeram seguir a Educação Física.

O aluno-atleta foi convidado por um professor de Educação Física, ainda nos tempos de escola, a participar dos jogos escolares. “Eu ganhei todas as seletivas que aconteceram anos atrás em João Pessoa”, falou. Ele comentou que o nível escolar era fácil e que, quando galgou o patamar de adulto, começou a ficar mais pesado.

“Quando fui para o adulto, me dediquei mais ao atletismo. Eu gosto muito de esporte, qualquer tipo de esporte. Se precisar de mim para algo, eu participo. Eu me identifico [com os esportes]”, disse. “E talvez quero fazer um mestrado”, acrescentou.

Jogos Paralímpicos Universitários 2018

Os Jogos Paralímpicos Universitários 2018 estão ocorrendo no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Estudantes de todo o Brasil disputam sete modalidades: atletismo, bocha, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Cerca de 200 Instituições de Ensino Superior, de 24 estados e do Distrito Federal, estão representadas na grande competição.

Jogos Paralímpicos Universitários 2018

Período: 10 a 11 de maio

Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).