06/04/2018 10:27 am

Professores do Unipê participam de eventos na Califórnia

Os professores doutores Gustavo Rabay e Romulo Palitot (Coordenador Acadêmico do Mestrado/UNIPÊ) estão na Califórnia participando de eventos na Universidade Stanford, todos promovidos pelo Centro de Informática Jurídica de Stanford – CodeX. No dia 4 de abril, os professores participaram do evento Legaltech Founders: Then and Now, no qual tiveram a oportunidade de conversar com Daniel Lewis, cofundador da Ravel (adquirida pela LexisNexis em 2017), Alma Asay, fundadora da Allegory (adquirida pela Integreon em 2017), e Michael Sander, fundador da Docket Alarm (adquirida pela Fastcase em 2018), Haley Altman, fundador da Doxly, e Ryan Alshak, cofundador da Ping.

Gustavo Rabay e Romulo Palitot 3
Gustavo Rabay e Romulo Palitot 2

Conforme o professor Rômulo Palitot, os profissionais contaram um pouco da experiência pessoal deles, discutindo altos e baixos no mercado de inovação em serviços jurídicos. “No qual empresas, sobretudo startups, se dedicam a criar produtos que possam ser usados por escritórios, departamentos jurídicos, órgãos públicos e consumidores em geral”, destacou Palitot. ”Os produtos são dimensionados para prover soluções desde a automação de tarefas jurídicas cotidianas até modelos complexos de predição analítica de jurisprudência, ou, ainda, conectar profissionais para trabalho colaborativo e até mesmo solucionar disputas com métodos de conciliação e arbitragem online”, acrescentou.

No dia 5 de abril, os professores participaram da 6ª Conferência do CodeX, a Future Law Conference. “No evento, o tema central foi, literalmente, o direito do futuro, como a aplicação massiva de inteligência artificial, blockchains (plataformas descentralizadas e criptográficas de transações), novas concepções de antigos institutos legais totalmente modificados na era digital, com imenso impacto no futuro das profissões jurídicas, em especial o surgimento de tecnologias que ampliarão oportunidades no mercado de trabalho de regulação, de prática de Direito e de economia colaborativa. Os expositores foram advogados, professores como Roland Vogl, Larry Barry Bridgesmith e Daniel Linna, pesquisadores, fundadores de legaltechs e regtechs, membros de organizações e a Presidente da Associação Americana de Advogados (American Bar Association), correspondente à OAB brasileira, Hilarie Bass”, relatou.

Palitot ainda adiantou que, na sequência da visita, os professores participarão ainda no Startup Bootcamp for Lawyers. “Serão dois dias de eventos no qual serão apresentados modelos e ferramentas que permitirão uma visão por dentro do ecossistema de startups, como funcionam, quais são os desafios na criação de uma startup e, ainda, como montar uma startup”, explicou.

Na sexta e sábado, os professores visitarão diversas empresas e institutos do Vale do Silício, como Google, Facebook, Nasa, Singularity University, LinkedIn e Draper University.