Alunos de quatro cursos participam de evento sobre consumo consciente - UNIPÊ
08/03/2018 14:55 pm

Alunos de quatro cursos participam de evento sobre consumo consciente

O Centro Universitário de João Pessoa e o Grupo Carrefour Brasil, com apoio do Ministério Público da Paraíba, através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon), promoveram o evento “Sustentabilidade e Acessibilidade na Sociedade de Consumo: Consciência e Inclusão”, que aconteceu no último dia 27, no Auditório Unipê. A atividade foi voltada exclusivamente para os alunos dos cursos de Engenharia Civil, Direito, Arquitetura e Urbanismo e Gestão Ambiental da Instituição.

O evento levou aos alunos do Unipê o debate sobre o consumo consciente e a inclusão das pessoas com deficiência enquanto consumidores que precisam ter suas necessidades atendidas.

A atividade contou com a participação do coordenador do curso de Direito do Unipê, prof. Arthur Souto, que representou a reitora da Instituição, profa. Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca; do 2º subprocurador-geral do MPPB, Valberto Lira, que representou o procurador-geral do órgão, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho; do diretor-geral do MP-Procon, promotor Glauberto Bezerra; e do vice-presidente de Assuntos Corporativos, Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Carrefour no Brasil, Stéphane Engelhard.

Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (2)
Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (11)
Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (5)
Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (7)
Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (9)
Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (13)

“Como maior varejista alimentar do país, temos o compromisso de promover o consumo consciente e responsável, além de contribuir com a acessibilidade e valorização das pessoas e da diversidade junto a nossos colaboradores, clientes e parceiros, comentou o vice-presidente de Assuntos Corporativos, Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Carrefour no Brasil, Stéphane Engelhard.

Para o prof. Arthur Souto, reunir uma entidade pública de grande relevância social e uma grande varejista internacional para uma discussão transdisciplinar, visando difundir conceitos e criar uma consciência na comunidade acadêmica, “mostra a credibilidade que o Unipê tem para abraçar um evento desta envergadura”.

Palestras sobre sustentabilidade e acessibilidade

A gerente de Educação do Instituto Akatu, Denise Conselheiro, e o assessor técnico da FUNAD, Hellosman Oliveira Silva, foram os palestrantes da noite. Eles ministraram as palestras “Introdução ao consumo consciente” e “Acessibilidade como ferramenta para a inclusão social das pessoas com deficiência”, respectivamente.

Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (45)
Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (41)
Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (44)

A representante do Instituto Akatu acredita que o modelo de consumo consciente deve passar pela participação de todos os envolvidos no processo de compra de produtos. “A ideia é que o consumo consciente sempre privilegie a melhor escolha de consumo para que a pessoa consiga aumentar os pontos positivos no ato de consumo e diminuir os negativos. Quando você está diminuindo os negativos, está falando dos aspectos econômicos, sociais e ambientais”, disse.

Participação do Ministério Público

Representando o procurador-geral do MPPB, o 2º subprocurador-geral do órgão, Valberto Lira, destacou o papel de mediação do Ministério Público e frisou que as ações atuais irão refletir nas gerações futuras.

“Nós estamos atuando no primeiro momento como mediadores, como interlocutores de vontades que querem efetivamente promover um amanhã melhor para a população. Esse amanhã melhor passará pelo exercício do consumo sustentável, porque nós sabemos que algo que é feito hoje na natureza terá uma reação num futuro próximo e nós estamos sendo mediadores e preparando um futuro para os nossos bisnetos e não para nós mesmos”, observou.

Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (18)
Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (27)
Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (31)
Sustentabilidade e Acessibilidade Foto Herbert Clemente 27 02 2018 (49)

O diretor-geral do MP-Procon, promotor Glauberto Bezerra, reforçou a preocupação com a posteridade e foi além, mostrando a relação da temática abordada no evento com as necessidades da sociedade e com os Direitos Humanos.

“Quando a gente fala em sustentabilidade e acessibilidade, estamos trabalhando duas vertentes de Direitos Humanos: uma trabalhando meio ambiente para gerações futuras, quando tomamos atitudes preventivas positivas, e outra, quando se fala em inclusão, estamos falando de pessoas que estão na sociedade e que todos nós cometemos a violência de não perceber que elas não conseguem se locomover, não conseguem ter acesso a bens de consumo a que tem direito. A nossa visão é exatamente essa, de igualdade concreta, buscando a dignidade da pessoa humana com ações de mudança de cultura para realizar os Direitos Humanos”, afirmou.