Docente de Educação Física é aprovado em programa de doutorado - UNIPÊ
Atendimento via chat
01/03/2018 16:05 pm

Docente de Educação Física é aprovado em programa de doutorado

O professor do curso de Educação Física do Unipê Bruno Teixeira Barbosa foi aprovado na seleção de doutorado do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da UPE/UFPB. Conforme o docente, o resultado foi fruto de um processo seletivo longo e rigoroso, mas que ratificou um trabalho construído ao longo de vários anos de estudo e docência.

“A aprovação é fruto de um trabalho que se iniciou ainda no mestrado e que vem gerando frutos continuamente. Primeiro a publicação do artigo da dissertação do mestrado, depois a admissão como docente Unipê, seguido da criação do Grupo de Estudos do Exercício Físico aplicado à Saúde (GEEFAS), coordenado por mim e composto por cerca de 25 alunos da graduação do curso de Educação Física do Unipê. Por isso, mesmo que tenha sido um processo seletivo árduo, o resultado era esperado, pois ele foi construído ao longo dos anos por mim e, mais recentemente, por meus alunos do GEEFAS”, relatou o docente.

O processo seletivo do qual Bruno Teixeira participou contou com 3 etapas que avaliaram o currículo, o projeto de tese de doutorado e uma arguição mediada por docentes do programa de pós-graduação. Para a seleção, o professor Bruno Teixeira Barbosa submeteu o projeto de tese de doutorado intitulado “Efeitos agudos e crônicos do exercício aquático intervalado de alta intensidade na pressão arterial ambulatorial de idosos hipertensos: um ensaio clínico randomizado“, sob orientação da Profª Drª Maria do Socorro Brasileiro-Santos.

Conforme o docente, o tema do seu projeto surgiu das disciplinas de Atividades Aquáticas que ministra, além da extensão que coordena e das pesquisas desenvolvidas pelo GEEFAS ao longo do último ano. “Então, a espinha dorsal dessa aprovação no curso de doutorado em Educação Física está alicerçada no tripé basilar da educação que envolve o ensino, a pesquisa e a extensão que o Unipê viabiliza ao docente na sua atuação profissional”, destacou o docente, reiterando que para todos os que partilham dessas experiências práticas com ele dentro do Unipê, essa aprovação sinalizará um avanço, “avanço no tocante às parcerias acadêmico-científicas que o grupo vislumbra ter, bem como às publicações científicas que tendem a se fortalecer”, reiterou.

“Vale lembrar que, antes mesmo da aprovação no curso de doutorado, os alunos do Unipê e integrantes do GEEFAS publicaram um artigo científico na linha de pesquisa que atuarei no doutorado no Journal of Exercise Physiologyonline em parceria com docentes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Por este motivo, acredito que uma conquista que parece ser pessoal, só foi possível graças aos alunos e à coordenação do curso de Educação Física do Unipê que tem dado todo o suporte necessário para a continuidade das atividades de pesquisa e extensão que desenvolvo na instituição”, acrescentou Bruno Teixeira Barbosa. Clique aqui para ler o artigo científico na íntegra.

Vestibular Tradicional

O Unipê está com inscrições abertas para o Vestibular Tradicional e os cursos disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, tecnologia, jurídica e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.