12/01/2018 11:24 am

Setores da economia demandam administradores na Paraíba

Em 2017, o setor de serviços consolidou sua força na Paraíba, representando mais de 70% do Produto Interno Bruto – PIB do estado, segundo dados do IBGE. Esse cenário e a demanda por mão de obra especializada favorecem a inserção de administradores no mercado de trabalho local. Isso é o que afirma o coordenador do curso de Administração do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, prof. André de Paula Luz.

“Atualmente, as organizações exigem profissionais adaptáveis, criativos, focados na gestão estratégica de processos, prazos e recursos com foco na tomada de decisões”, comentou o professor. “Por ter uma formação generalista, com visão sistêmica, o administrador pode atuar nas diversas áreas funcionais da Administração, como, por exemplo, Finanças, Marketing, Operações/Logística e Recursos Humanos”, exemplificou.

André disse que a remuneração do administrador depende das exigências do cargo, da experiência e das competências e habilidades gerenciais do profissional. Segundo a Consultoria Catho/FIPE, a remuneração média para o cargo de analista administrativo variou em 2017 entre R$ 2,5 mil e R$ 4 mil. Para cargos de gerência, como o de gerente de Produto ou de Recursos Humanos, a remuneração varia entre R$ 4,6 mil e R$ 8 mil. Já para cargos de direção, a remuneração pode ultrapassar os R$ 15 mil.

“Presenciamos, recentemente, um fortalecimento no setor turístico do estado e a expansão do polo industrial. Tais setores, juntamente com o de serviços, devem demandar boas oportunidades de empregabilidade para administradores nos próximos anos”, discorreu. “É perceptível, também, na região de João Pessoa, uma forte demanda de profissionais para atuar em departamentos de Recursos Humanos e Logística, o que vem atraindo administradores a se especializarem nessas áreas”, afirmou.

Administração no Unipê

O curso de bacharelado em Administração do Centro Universitário de João Pessoa possui uma grade curricular com estrutura interdisciplinar e inovadora, voltada para a realidade do mercado. O corpo docente é qualificado e com larga experiência profissional, possibilitando ao estudante aproximação com a prática profissional desde o primeiro semestre. Ainda, o curso desenvolve projetos de pesquisa e extensão, que promovem a integração entre teoria e prática proporcionando uma formação diferenciada.

Inscrições para o Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional. Os cursos disponíveis na Instituição contemplam as áreas da saúde, tecnologia e negócios, entre eles o de Administração, nos turnos da manhã e da noite. A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.