Unipê está entre as 10 melhores do país no esporte universitário - UNIPÊ
Atendimento via chat
Atendimento via chat
10/01/2018 09:07 am

Unipê está entre as 10 melhores do país no esporte universitário

Mais uma vez, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê mostrou para o Brasil a sua relevância para o esporte universitário, consagrando-se entre as 10 melhores Instituições de Ensino Superior – IES do país, conforme a Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU. A classificação faz parte do Troféu Professor Luizão, ou Troféu Eficiência, que mede a eficiência das IES nas competições oficiais da Confederação durante o ano. Este é o segundo ano consecutivo no qual o Unipê ocupa o TOP 10 na classificação, conforme o coordenador do curso de Educação Física do Unipê, Felipe Brandão.

“Nós voltamos ao esporte universitário em 2014 e, em menos de quatro anos, chegamos duas vezes a essa colocação, em 2016 e 2017, no TOP 10 de um total de 238 IES de todo o país, que pontuaram e ficaram neste ranking. O Unipê começou a participar mais e tudo isso soma na pontuação que reflete nesse resultado”, comentou. Clique aqui para conferir a Classificação Final do Troféu Eficiência da CBDU.

JUBS 2017 4
JUBS 2017 – 27 4
JUBS 2017 – 27 2
JUBS 2017 2
JUBS 2017
JUBS 2017 8
JUBS 2017 7
JUBS 2017 6
JUBS 2017 3
JUBS 2017 5

Investimento institucional e dedicação de diversos setores, bem como de todos os alunos-atletas. Esses foram os pontos que o professor Felipe destacou como sendo os responsáveis por essa conquista. “Foi um investimento muito forte que a gente fez e que só foi possível porque a reitora do Unipê acredita muito no esporte. Se você me perguntar quem é o responsável por essa conquista eu direi que somos todos nós. Lá de cima, nós temos a credibilidade da reitoria, depois vêm todos os departamentos, que nos dão suporte. Na verdade, esses resultados são apenas a ponta do iceberg. Quando os atletas vão para competições e ganham medalhas é o resultado de um trabalho conjunto”, reconheceu.

Primeira divisão

O coordenador do curso de Educação Física ressaltou o desempenho dos alunos-atletas do Unipê, que ascenderam à divisão de elite dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs em 2017. “O UNIPÊ está na primeira divisão em todas as categorias de que participou, comparando-se com equipes do Sul e Sudeste, que realmente possuem atletas profissionais. Aqui não chamamos nem de atletas, são alunos-atletas. Eles estudam e competem. Primeiro ensino, depois esporte e, assim, vamos cada vez mais longe, com alunos que são destaque dentro e fora do ambiente acadêmico, profissionais completos”, pontuou.

E o principal resultado não é estar entre as melhores colocações, na opinião de Brandão. “O resultado é, sim, interessantíssimo, mas não é o mais importante. Para nós, o mais importante é vermos o quanto isso está influenciando no rendimento dos nossos alunos aqui na Instituição. Hoje, por exemplo, o primeiro colocado no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) no curso de Educação Física foi um atleta nosso de Handebol, escolhido como melhor jogador do mundo. Isso, para nós, é muito importante, ver o nosso atleta crescendo academicamente. Para todo lugar do Brasil aonde a gente vai, todos já sabem quem é o Unipê. Tivemos um caso recente de um estudante que veio do Espírito Santo para estudar no Unipê, por saber que aqui é uma potência no esporte”, afirmou.

Vôlei de praia, vôlei de quadra, beach handebol, handebol de quadra, judô e futsal. Segundo Brandão, estas são as modalidades de destaque da Instituição atualmente e todas ocupam a 1ª divisão dos JUBs. Segundo o coordenador, a perspectiva para o ano de 2018 é de investir também em outras modalidades, como o atletismo, a natação e, ainda, incentivar a presença de paratletas nas competições, modalidade que agora também faz parte do JUBs.

Feminino de beach handball vence final do brasileiro em SP 3
Feminino de beach handball vence final do brasileiro em SP 2
III Copa Unipê de Beach Handball Foto Henrique Alves Dia 04.11 (7)
7
Unipê Vôlei
Handebol Feminino Unipê Foto Herbert Clemente 16.10 (14)
6
8

Avaliação de 2017 e Investimentos para 2018

Para Brandão, o ano de 2017 terminou com um saldo positivo para o Unipê, tendo em vista que em todas as competições os alunos trouxeram resultados. “É muito interessante, porque isso mostra que temos força. Fizemos competições em níveis nacional e internacional, sempre trazendo resultado. O lado negativo nisso é que os adversários passaram a temer o Unipê e acabam, às vezes, não se inscrevendo em determinadas competições. Por onde passamos, todos conhecem a marca do Unipê”, comemorou.

As perspectivas para 2018 são de realizar ainda mais investimentos nos alunos-atletas, com foco em voos mais altos. “Tentaremos entrar no Circuito do Banco do Brasil de Vôlei de Praia, no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, Campeonato Brasileiro de Handebol de Areia, tentaremos colocar nosso Futsal nas ligas paraibana e nacional, o Handebol na liga pernambucana, que é uma das mais fortes. Enfim, trabalharemos e investiremos um pouco mais no rendimento dos nossos alunos-atletas”, antecipou.

Novos atletas

Atualmente, o Unipê possui um celeiro de 230 alunos-atletas cadastrados e compete em 13 modalidades, 11 a mais do que no ano de 2014, quando voltou para o cenário do esporte universitário. Além do incentivo nestes atletas, o coordenador do curso de Educação Física reiterou que a cada início de semestre são feitos peneirões, para que qualquer aluno do Unipê possa fazer parte desse time de campeões.

“Nós sempre divulgamos a abertura dos peneirões no Portal Unipê. Durante todo o ano o nosso ginásio fica aberto para que quem queira participar entre e treine, contudo para as competições, temos números limitados de atletas para levar e, realmente, levamos os melhores”, destacou, reiterando que o Unipê está inscrito em diversas competições, todas com perspectivas de trazer “alguma coisa” para a casa. “Podem esperar e torcer”, finalizou.

Troféu Professor Luizão/Eficiência

Ao final de cada temporada, a CBDU promove a festa Melhores do Ano, um evento de confraternização no qual é entregue o Troféu Eficiência às Instituições de Ensino Superior (IES) e às Federações Universitárias Estaduais (FUEs) melhores classificadas nas competições promovidas pela entidade.

Realizado desde 2009, o Troféu Eficiência atua como forma de incentivo para uma maior participação das FUEs e IES nos eventos promovidos pela CBDU, além de proporcionar um aumento quantitativo e qualitativo das competições dentro do calendário anual. Na celebração, são premiadas as cinco melhores colocadas no ano em cada uma das modalidades – FUEs e IES.

Inscrições para o Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional. Os cursos disponíveis na Instituição contemplam as áreas da saúde, tecnologia e negócios.  A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM