Grupo de estudos do Unipê tem artigo aceito em periódico internacional - UNIPÊ
Atendimento via chat
10/01/2018 16:46 pm

Grupo de estudos do Unipê tem artigo aceito em periódico internacional

O Grupo de Estudos do Exercício Físico Aplicado à Saúde – GEEFAS, formado por estudantes do curso de Educação Física do Unipê, teve seu primeiro artigo aceito para publicação no periódico internacional Journal of Exercise Physiology (JEPonline), da American Society of Exercise Physiologists. O JEPonline é um jornal profissional revisado por pares dedicado às pesquisas originais na área da fisiologia do exercício; além disso, é estratificado pelo Qualis Periódicos como B1.

O artigo, intitulado High-intensity interval aquatic exercise session promotes post-exercise hypotension in hypertensive elderly: a randomized controlled trial, é fruto do trabalho de conclusão de curso do egresso do Centro Universitário de João Pessoa Edinaldo Agripino dos Santos Júnior, que desenvolveu a pesquisa sob orientação do Prof. Me. Bruno Teixeira Barbosa, coordenador do GEEFAS e Professor Assistente do Unipê.

Ainda, o artigo contou com a colaboração de integrantes do GEEFAS (Anita Beatriz Silva Ramos de Melo e Carlos Henrique de Lira Ferreira) e docentes do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (Profª Ma. Jennifer Ariely Sales Suassuna e a Profª Drª Ana Cristina Oliveira Marques), da Universidade Federal da Paraíba (Profª Drª Maria do Socorro Brasileiro-Santos), da Universidade Federal do Tocantins (Profª Ma. Alesandra Araújo de Souza) e da Universidade de São Paulo (Profª Drª Adriana Sarmento de Oliveira).

Para Anita Beatriz, integrante do GEEFAS e colaboradora do presente estudo, a publicação do artigo coopera para o cumprimento de suas metas de ingressar em um programa de mestrado na área de educação física, na medida em que acrescenta pontos preciosos na avaliação curricular. Já Carlos Ferreira, outro coautor do artigo, cita que a sua participação no projeto de pesquisa “aumenta as chances de obter uma melhor colocação no mercado de trabalho”, declarou.

Para acessar a página do periódico JEPonline, clique aqui.

Sobre o GEEFAS

O Grupo de Estudos do Exercício Físico aplicado à Saúde (GEEFAS) surgiu da necessidade de aproximar alunos da graduação do curso de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, de conhecimentos acadêmicos/científicos relacionados às áreas do exercício físico e saúde. O GEEFAS foi pensado e estruturado em 2017 pelo Prof. Me. Bruno Teixeira Barbosa. Atualmente, as ações do GEEFAS acontecem integradas à extensão universitária “Hidroginástica na Terceira Idade”.

No grupo de estudo são desenvolvidas pesquisas com foco no exercício físico aquático voltado para a população idosa. Comumente, os pesquisadores avaliam os efeitos agudos e crônicos do exercício físico aquático nos parâmetros hemodinâmicos, na composição corporal, na capacidade física, na qualidade do sono, na sonolência excessiva diurna, nos sintomas depressivos, na qualidade de vida, etc., de idosos.

Para conhecer um pouco mais o grupo de pesquisa, acesse o portal geefas.com.

Inscrições para o Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional. Os cursos disponíveis na Instituição contemplam as áreas da saúde, tecnologia e negócios.  A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.